quarta-feira, 2 de junho de 2010

CIPA

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Seu objetivo é: “observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos... “Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.

Cabe à CIPA investigar os acidentes e promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança, bem como a promoção da: Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

Aos trabalhadores compete indicar à CIPA situações de risco, apresentar e observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva fornecidos pelo empregador.
O papel da CIPA é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização dos serviços prestados à comunidade no qual está inserido.

OPINIÃO DO SINDICATO:
A implantação da CIPA é de suma importância para prevenir situações desagradáveis, para que o servidor exerça suas funções de forma segura e responsável, a prevenção de acidentes é um ponto fundamental na busca pela qualidade de vida dos servidores. Investir na prevenção é fator preponderante, pois é mais fácil prevenir acidentes do que reparar os danos causados por eles.
A Prefeitura Municipal de Santiago já conta com um Técnico em Segurança do Trabalho, lotado através de concurso público, portanto, Servidor de Carreira. Esperamos que em virtude disso, a nossa CIPA possa ser implantada, e desejamos que esse profissional venha executar suas atribuições com êxito, e tão logo haja adequação de Lei Municipal possamos contar com a CIPA. O Sindicato coloca-se a disposição para ser um parceiro nesse processo.

SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR, COMPROMISSO COM A VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário