segunda-feira, 28 de junho de 2010

Diferença entre Chefe e Líder

O Chefe empurra – O líder puxa
O Chefe comanda – O líder comunica
O Chefe é mestre – O líder é maestro
O Chefe é comandante – O líder é treinador
O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder dos ouvidos mais acurados
O Chefe administra – O líder inova
O Chefe é uma cópia – O líder é original
O Chefe mantém – O líder desenvolve
O Chefe focaliza os sistemas e a estrutura – O líder inspira confiança
O Chefe pergunta “como” e “quando” – O líder pergunta “o quê” e “por quê?”
O Chefe é um bom soldado – O líder é ele mesmo
O Chefe faz a coisa corretamente – O líder faz a coisa certa
O Chefe obtém resultados através das pessoas – O líder desenvolve as pessoas
O Chefe quer segurança e estabilidade – O líder quer desafios
O Chefe busca “status” de vida – O líder privilegia qualidade
O Chefe é obediente – O líder contestador
O Chefe é fazedor – O líder é criativo
O Chefe exige resultados – o líder mostra o caminho
O Chefe isola – o líder ampara
O Chefe pressiona – o líder motiva
O Chefe inspira medo – O líder entusiasmo
O Chefe se preocupa com coisas - o líder com as pessoas
O Chefe colhe os louros - o líder os distribui
O Chefe enxerga o hoje - o líder contempla o amanhã

Forme outros líderes, não apenas seguidores



Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão.
O líder precisa amar pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter disposição em contribuir com o crescimento dessas pessoas.
Alguns líderes confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas, querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se chefe e não líder.
O chefe não se empenha em ajudar os seus liderados, sua principal meta é dar ordens para que o trabalho seja realizado, geralmente fazem questão de deixar bem claro para todos quem é que manda. O líder ao contrário do chefe tem uma linha de ação muito mais ampla e tem como meta ajudar os liderados a serem pessoas melhores, vencedoras capazes de realizar suas tarefas a ponto de o líder passar despercebido aos olhos da sua equipe ou instituição.
Liderar é formar pessoas, torná-las aptas para a realização de qualquer atividade, o líder genuíno é aquele que inspira e ajuda as pessoas.
O líder excelente compartilha tudo o que sabe com os seus liderados, não teme ser substituído, esse líder está sempre disposto a ensinar, motivar e acompanhar a sua equipe visando um crescimento tanto quanto ou maior que o dele.


A genialidade dos líderes não está em obter conquistas pessoais, mas em libertar o talento de outras pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário