terça-feira, 8 de junho de 2010

REUNIÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EMPREGO

Ontem pela manhã participamos de uma reunião no Centro Empresarial juntamente com os integrantes da Comissão Municipal de Emprego, para tratarmos da Elaboração das necessidades de qualificação social e profissional do município, sendo que foram priorizados quatorze cursos para 2011, esses cursos serão oferecidos gratuitamente à população, e provavelmente estarão disponíveis no segundo semestre do próximo ano, os cursos de Operador de Caixa e Crediarista, Eletricista, Encanador, Azulejista, Gesseiro, Marceneiro, Pintor Predial, Açougueiro, Vendas, Torneiro Mecânico, Direito Previdenciário e Tributário, Secretariado, Cozinheiro e Frentista e este ano (2010) foram escolhidos três cursos sendo eles Montador de Móveis, Pedreiro básico e Cooperativismo. Para cada curso existem 30 vagas. Os Conselheiros sugeriram que as Universidades ou Empresas responsáveis por oferecer os cursos fossem de Santiago.

As empresas que desejarem sediar os cursos precisam estar inscritas no Plano Territorial de Qualificação do Governo do Estado - PlanTeq, através da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social – Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.

O PlanTeq contempla ações de Qualificação Social e profissional oriundas dos municípios, as quais são identificadas pela Comissão Municipal de Emprego e sistematizadas pela equipe técnica da Divisão de Qualificação Profissional da FGTAS. Após esta etapa, o PlanTeq deve ser analisado, aprovado em primeira instância e homologado pela Comissão Estadual de Emprego e posteriormente submetido à aprovação.

No RS, desde o ano de 2006, o PlanTeq passou a ser parte integrante do Convênio Plurianual Único que inclui também as ações de intermediação de mão de obra, habilitação do seguro desemprego e informações sobre o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário