quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sindicato é, sim, lugar de mulher!



“Lugar de mulher não é no sindicato”. Durante muito tempo essa frase ecoou nos ouvidos das lideranças femininas do Brasil. A batalha travada por elas, no entanto, abriu novos espaços e mudou o cenário da luta sindical. Mas ainda são grandes os desafios das mulheres que militam por alguma categoria.” Rosane da Silva -Secretária de Mulheres da CUT.

"O trabalho sindicalista foi me confiado pelos trabalhadores. Não tenho escolha...tenho que fazê-lo." - Maria Fernanda (sindicalista angolana)

“Estar numa instância em que se tenha poder para influir nas decisões, contribuir com propostas e soluções, sim, acho que sempre tive essa ambição". Rose Pavan, Secretaria de Políticas Sociais da CUT.

"Meiguice, saber chorar, doçura? A mulher tem que ter direito a exercer a rebeldia também. A feminilidade passa pelo direito a ter emprego, salário, igualdade. A gente assume a feminilidade reconhecendo que a fraternidade é atributo universal de homens e mulheres." Maria Ednalva Bezerra de Lima - Coordenadora da Comissão de Mulheres da CUT.

"Temos que levar o debate mais até a base, envolver um maior número de mulheres nessa discussão, criar condições para que as mulheres assumam cada vez mais cargos de decisão. Jaqueline Mello – Presidente do Sindicato dos Bancários – Pernambuco

"É melhor morrer na luta que morrer de fome". Margarida Alves - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, assassinada em 1983 por defender os direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais. Margarida atuou na Paraíba, em Alagoa Grande, como presidente do sindicato dos trabalhadores rurais daquele município. Ela lutou por direitos como carteira de trabalho assinada e 13º salário, jornada de trabalho de 8 horas e férias para todos os trabalhadores.

AS MULHERES SINDSERV:


Marisa Ourique - Presidente
Elisete Catellan - Secretária
Leila Beatriz Lopes - Tesoureira
Ledi Gatiboni
Elisandra Nunes
Rosa Estivalet
Ana Pimenta
Rozeara Friggi
Eva Muller
Iliane Michelini
Sonia Kuiven
Elizandra Gireli
Santa Margarida Duarte

Gestão: COMPROMISSO E TRANSPARÊCIA COM OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS.


CONSIDERAÇÕES SOBRE LIDERANÇA...

O líder quer seja homem ou mulher deve ter a habilidade em reconhecer e oferecer condições para desenvolver os talentos de seus liderados, detectar o que cada elemento de sua equipe tem de bom para colaborar. Além disto, precisa delegar tarefas, confiando no crescimento de seus subordinados. O bom líder promove uma comunicação fluida no grupo que lidera. De certa forma, ele é um exemplo de atitude e de comportamento. O bom líder não tem medo da crítica, da autocrítica, das opiniões divergentes, pois valoriza a diversidade de opiniões. Para ocupar uma posição de liderança, a mulher precisa compreender isto muito bem, abrindo-se para a avaliação e a reavaliação constante do que faz.

Sérgio Savian – Terapeuta e Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário