domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE CARREIRA... UM INSTRUMENTO COLETIVO DE VALORIZAÇÃO

A proposta de Plano de Carreira aos Servidores Públicos Municipais, no contexto da administração pública, tem se constituído em ferramenta indispensável e possui como finalidade, a valorização dos servidores ao qual se destina e, desta forma, a melhoria nos serviços públicos destinados à população.
Em nosso município, os servidores públicos municipais, atentos a esta realidade, sempre colocaram no horizonte de suas reivindicações, a conquista de um plano de carreira, como uma de suas principais bandeiras. Tal esforço e clareza de objetivos táticos e estratégicos converteram-se no ano de 2008, onde surgiu uma idéia, idéia essa que partiu de algumas servidoras, talvez sonhadoras, mas pelo caminho encontraram quem abraçou a idéia e pediu que elas formassem uma Comissão. A Comissão foi formada, e a partir desse momento muita pesquisa, dedicação, doação, mas o tal sonhado PLANO DE CARREIRA surgiu em um primeiro esboço, foi revisado e calculado qual o impacto orçamentário que causaria e novamente foi reelaborado, pois quebraria a máquina pública. Então um novo plano surgiu, este dentro da realidade cabível, passou pelo Departamento Pessoal onde foi definitivamente calculado e chegou-se ao Plano que o Sindicato dos Servidores, entregou ao Prefeito Júlio Ruivo, no mês de julho de 2010. Porque criar um Plano de Carreira? Se já existia o PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS? Tal Lei realmente existe, mas possui várias alterações, e não abrange todas as necessidades e valorização do servidor. Portanto, ao elaborá-lo a Comissão fez um diagnóstico de suas reais necessidades, atentaram quanto à estrutura, política salarial a ser adotada, remuneração, cargos. Além disso, verificou o perfil dos profissionais para que haja coerência com os cargos, metas, capacidades e competências, visando sempre atender aos objetivos e as expectativas da Prefeitura Municipal e dos profissionais que a compõem. Vale ressaltar a importância de oferecer igualdade. O Plano de Carreira também foi estruturado para proporcionar aos servidores uma maior valorização, e assim fazer com que os mesmos sintam-se mais estimulados para desenvolver suas atividades. Sabe-se e se tem plena consciência que a conseqüência de sua implantação será a satisfação do servidor, maior doação, prazer em realizar suas atividades gerando assim maior produtividade com muito mais qualidade nos serviços prestados a comunidade.
A elaboração do Plano de Carreira implicou a relação de pensar e repensar o passado e o presente, bem como o futuro de forma cautelosa e com muita transparência nas ações, envolvendo todo um trabalho de equipe. Além da participação do Departamento Pessoal, a Comissão foi composta por profissionais de diferentes setores, e obteve a participação efetiva de todos os envolvidos.

QUEM LUTA CONQUISTA...

O oferecimento de serviços públicos de qualidade à população, a valorização do servidor público, a conquista e ampliação de seus direitos e uma gestão democrática e participativa não caem do céu e são resultados de muita luta. Para isso, é preciso estarmos unidos e organizados.

A CARREIRA QUE QUEREMOS...

Relacionar melhores condições de trabalho dos servidores de um órgão com um efetivo retorno quantitativo e qualitativo dos serviços prestados por esse órgão à sociedade é um dos grandes desafios de qualquer categoria. É nessa dimensão que a reivindicação do Plano de Carreira ganha força e legitimidade.
Precisamos ampliar nossos conhecimentos sobre políticas públicas, introduzir um plano que reconheça o crescimento, em todos os sentidos, de seus servidores que querem mais que um simples emprego. Nós queremos uma carreira que atraia talentos e gere inovações.

LUTAR, RESISTIR E CONQUISTAR...

Servidor público: O Sindicato representa você, vamos defender na mesa de negociação as reivindicações da nossa categoria. Para isso, os servidores precisam acompanhar a evolução dos debates, é na mobilização que demonstraremos que somos fortes e unidos. Acreditamos que com diálogo obteremos os avanços, não abrimos mão de lutar para que o plano represente os anseios de todos.
Entendemos que toda categoria tem o livre arbítrio e o direito de lutar, reivindicar, manifestar-se, dentro da ordem e através de meios legais, por sua valorização profissional, por igualdade e remuneração justa de acordo com sua função profissional exercida, com ascensão dentro da carreira.
Para isso, que dia 22 de setembro de 2010, está agendado reunião com o Prefeito Julio Ruivo para obtermos definitivamente um parecer final se o PLANO DE CARREIRA será ou não implantado em 2011, na integra ou gradativamente.

A HORA É AGORA...

VALORIZAR O SERVIDOR...

ESTE É O NOSSO PLANO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário