quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Greve dos Bancários

Cerca de 200 das 350 unidades da Capital fecharam, segundo o Fetrafi-RS

O primeiro dia da greve dos bancários teve adesão de cerca de 60% das 1.557 agências bancárias gaúchas. A estimativa é da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras no Estado (Fetrafi-RS). Na Capital, cerca de 200 das 350 unidades fecharam para o público. O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul (SindBancários) também definiu como “vitorioso” o início da greve.

A assembleia realizada pelo SindBancários, nesta quarta-feira, deliberou pela continuação da greve na quinta-feira, com realização de passeata pelas ruas do Centro de Porto Alegre no fim da manhã. Uma nova assembleia de avaliação está marcada para as 15h, no Clube do Comércio.

“O primeiro dia de greve mostrou a força de mobilização dos bancários gaúchos nesta Campanha. O movimento acompanhou o resto do país e cresceu ao longo do dia, principalmente nos bancos públicos. Com certeza, nesta quinta-feira contabilizaremos números ainda melhores. Enquanto a Fenaban silencia e não apresenta proposta, os bancários ampliam a greve”, avaliou Arnoni Hanke, diretor da Fetrafi-RS.

A paralisação dos bancários atingiu, nesta quarta-feira, 26 Estados e o Distrito Federal. Os trabalhadores querem reajuste de 11%, valorização dos pisos, PLR maior, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, proteção ao emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, entre outros pontos.

Fonte: Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário