quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VOTO CONSCIENTE É EXERCÍCIO DA CIDADANIA!!!

É ano de eleição, de compromisso com a cidadania, mas também o momento de repensar sobre o papel do cidadão na democracia. “Será que o brasileiro tem consciência política? Será que ele sabe do seu significado como eleitor?”

A participação de cada cidadão na vida política é de fundamental importância para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Todo cidadão tem poder. E nas mais diversas formas de articulação e de participação.

Inegavelmente, o voto de cada eleitor tem o poder de decidir, de escolher, de definir o cenário político dos próximos anos. Vamos avançar nas mudanças? Vamos recuar? São tantas questões. E as respostas não são tão simples. É complexo, não é preto no branco, não é óbvio. Depende do que se entende por avanço e recuo, por justiça, por igualdade, por políticas públicas, por assistencialismo, por papel do Estado, por democracia, enfim.

Sabendo da responsabilidade que deve ter cada candidato eleito, o qual irá representar seus eleitores que assim o confiaram. Contudo, o exercício da cidadania não se resume apenas ir às urnas e votar. Ele se prolonga, infinitamente, na cobrança e acompanhamento diário do trabalho daquele mandatário que representará o interesse da sociedade.

É com o nosso voto que dizemos se os administradores públicos estão ou não zelando pelo imposto que pagamos se estão transformando nosso imposto em serviços para atender quem paga ou se esses estão sendo gasto de forma inadequada. Diante disso, afirmamos a importância de participarmos diretamente do processo de escolha dentre aqueles que postulam assumir um cargo público, como o próprio nome diz, cargo público é para servir ao público, tem que ter esse perfil, esse compromisso, ser despojado de interesses pessoais na utilização do bem público, ser honesto no gerenciamento do dinheiro do contribuinte, são algumas qualidades para quem se propõe a causa pública. Todos atentos no passado e no presente dos candidatos, para escolhermos com eficiência e eficácia os futuros administradores do nosso dinheiro pago com o sacrifício do nosso trabalho, através de impostos. Para isso é necessário uma grande mobilização para que identifiquemos aqueles candidatos que julgamos que vão nos representar muito bem, na condução do destino de nosso País. Depois não adianta reclamar que o sistema de ensino, saúde pública, segurança e remuneração deixam à desejar, pois serão quatro anos até a próxima eleição. Portanto dedique um tempo à escolha de candidatos sérios, preparados e que merecem sua confiança, afinal, é o nosso futuro que está em jogo e com isso definitivamente não podemos brincar.

O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam. (Arnold Toynbee)

Nenhum comentário:

Postar um comentário