terça-feira, 29 de março de 2011

Sindicalistas protestam por melhorias nas obras do Pac

Governo se reunirá com forças sindicais para tentar acordo


Nos últimos dias, trabalhadores descontentes com as obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, implantado pelo governo Lula, paralisaram as obras das usinas hidrelétricas na região do Rio Madeira em Rondônia.

Os manifestantes atearam fogo em ônibus e nos alojamentos próximos ao canteiro de obras, com o objetivo de atentar o governo para a realização de melhorias nas condições de trabalho, que segundo eles são abusivas. As forças sindicais mais atuantes, como a Central Única de Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, alegam que os trabalhadores precisam de um órgão que defenda e garanta os direitos dos mesmos.

Entre as reivindicações estão à criação de uma convenção coletiva nacional de trabalho, onde serão discutidas as melhorias necessárias para que os trabalhadores não sejam injustiçados. A proposta prevê que os mesmo sejam contratados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), que proporcionará registro em carteira de trabalho, equiparação salarial, adicionais noturnos e de periculosidade, entre outras.

Gilberto Carvalho, ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, se reúne hoje com representantes das centrais sindicais e com o Ministerio Publico para tentar um acordo com os manifestantes, com a finalidade de reduzir os conflitos e as greves dos trabalhadores nas obras do PAC.

Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Edirceu Jonas de Almeida, "As construtoras não cumprem as convenções coletivas. Muitos trabalhadores reclamam de maus tratos, de trabalho em situação de perigo. Alguns estão em situação constrangedora. As empresas que ganharam as concorrências só pensam em ganhar dinheiro e esquecem o trabalhador." Ele espera ainda que a reunião ajude a melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras do estado de Rondônia.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), órgão que integra as construtoras que possuem contratos com o Governo Federal, alegou que só se pronunciará sobre o assunto, depois de participar da reunião com o ministro Gilberto Carvalho. A reunião está marcada para as 10h no Palácio do Planalto.


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário