quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estresse pode elevar em 70% possibilidade de afastamento por invalidez

Pesquisa mostra que o afastamento temporário pode acontecer em um prazo de até cinco anos


Zero Hora

O estresse está cada vez mais presente na vida das pessoas. A rotina do dia a dia, pressão no trabalho ou mesmo a falta de emprego, dívidas, trânsito, problemas em casa, filhos, enfim, todo esse turbilhão de fatores deixa o ser humano pelo menos uma vez no dia com o nível de estresse elevado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, em parceria com o Instituto Karolinska, na Suécia, situações leves de estresse podem elevar em até 70% as chances de alguém ser afastado do trabalho por invalidez em um prazo de até cinco anos.

A comprovação desse resultado veio de uma análise com 17 mil suecos com idades entre 18 e 64 anos, nos anos de 2002 a 2007. Durante esses cinco anos, 649 pessoas envolvidas com a pesquisa passaram a receber aposentadorias por invalidez. Além disso, desse total, vale ressaltar que 203 ficaram aposentados por problemas psicológicos e os demais por problemas físicos, todos ligados ao estresse.

Segundo a psicóloga Denise Marcon, o estresse pode comprometer a vida laboral dos trabalhadores e, com certeza, trazer sérias consequências para a saúde.

— O que o autor da pesquisa diz é algo que realmente precisa ser levado a sério por empresários e trabalhadores — ressalta a psicóloga.

Portanto, no contexto do mercado atual, quando o funcionário é exigido cada vez mais e se oferecem menos benefícios e horas de descanso e lazer, a tendência é que problemas com estresse aumentem e, consequentemente, os problemas de saúde.

PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário