quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MEDIA TRAINING - COMO LIDAR COM A MÍDIA

Jornalista Milton Cardoso
Público Participante
Jornalista João Garcia
Dauto Pacheco - NCST
Valter Souza Presidente da NCST
Palestrante Paula Sória (Jornal do Comércio de POA)

Leila, Marisa, Elisete e o Jornalista Renato Ilha.


Jornalista João Garcia BAND/RS

Participamos no dia 31/08 de Evento promovido pela Nova Central Sindical de Trabalhadores do RS- NCST com o Tema: MEDIA TRAINING - COMO LIDAR COM A MÍDIA, saber lidar com a mídia não é apenas uma necessidade, mas, sim uma obrigação. O treinamento de mídia nada mais é do que a preparação do profissional para saber como lidar com a imprensa, fazendo com que ela se torne uma aliada na divulgação de suas atividades. De acordo com a necessidade da empresa e principalmente de seu ramo de atuação, se vestir da maneira certa na ocasião exata, como se portar diante das câmeras de TV, dos microfones e de jornalistas com seus gravadores. O Evento foi excelente.

Foram quatro palestrantes, sendo na parte da manhã o Jornalista Coordenador de Telejornalismo da BAND RS, Fernando Sausen Guimarães o qual abordou o tema: “Como Falar para Televisão e Rádio”, sendo que o enfoque principal foi que TV é imagem - audiência. A segunda palestrante foi com a Jornalista e editora do Jornal do Comércio, Paula Sória que abordou o tema: “A estrutura Organizacional de um Jornal Impresso” onde o jornalista tem horário para entregar a reportagem bem como os entrevistados devem falar somente assuntos que tem conhecimento, pois pode haver distorções por parte do jornalista.

Na parte da tarde continuaram as palestras sendo a primeira com a Jornalista e Assessora de Imprensa, Claudia Coutinho que abordou brilhantemente o tema: “Situação e Crise, e, Assessoria de Imprensa”, a segunda palestra do turno da tarde com o Jornalista da Radio Band / TV Assembléia, Milton Cardoso que abordou o tema: “Programas de entrevista em Rádio” a repercussão de uma entrevista pode ser positiva ou negativa, tanto para o jornalista quanto para o entrevistado.

No geral todos concordam que jamais se pode dar uma entrevista em “off”, ou seja falar para um jornalista acreditando que não vai ser publicado, e das distorções que podem ocorrer, também da força de certos meios de comunicação que detêm o poder, acarretando até mesmo em demissões caso não concordem com seus posicionamentos e opiniões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário