sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Castelo de Areia

Num dia de verão, estava na praia, observando duas crianças brincando na areia.
Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia,
com torres, passarelas e passagens internas.
Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo,
reduzindo o castelo à um monte de areia e espuma.
Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado,
mas tive uma surpresa.
Em vez de chorar, correram para a praia, fugindo da água, Sorrindo, de mãos dadas
e começaram a construir outro castelo...
Compreendi que havia recebido uma importante lição:
Gastamos muito tempo de nossas vidas construindo alguma coisa.
E mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir o que levamos tanto tempo para construir.
Mas quando isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar, será capaz de dar uma reviravolta !!!.

Tudo é feito de areia;

Só o que permanece é o nosso relacionamento com as outras pessoas.

Autor desconhecido


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fator Previdenciário

Além do reajuste do valor do salário mínimo, a legislatura que se inicia em fevereiro já tem outro tema de debate garantido nos seus primeiros dias: o fator previdenciário. Está pronto para ser votado pelo Plenário da Câmara o PL 3299/08, do senador Paulo Paim (PT-RS), que extingue o fator previdenciário.Em entrevista aqui na Rádio Santiago, o Senador Paim disse que a fórmula do fator previdenciário atualmente leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida do brasileiro. A extinção do fator esbarra no debate em torno da idade mínima para a aposentadoria. Na opinião dele, é preciso chegar a um consenso a respeito da idade mínima para aposentadoria, mas o argumento que atrela o aumento da expectativa de vida da população ao chamado "rombo" da Previdência seria equivocado. De acordo com Paim, o fator previdenciário diminui o valor do benefício recebido pelo aposentado ou estimula o retardamento da aposentadoria.

Fonte: Rádio Santiago.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Atenção... Colega Servidor!

Banco Central proíbe exclusividade bancária no crédito consignado

O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira, 14, às instituições financeiras que a partir de agora fica proibida a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições; inclusive os empréstimos consignados em folha de pagamento.

A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do BC. A medida está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo Banco Central para aprimorar os mecanismos que visam a facilitar o acesso ao crédito e promover a eficiência do sistema financeiro nacional (SFN).

Dessa forma, a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, de acordo com o comunicado da autoridade monetária. O BC destaca ainda que a proibição de exclusividade estimula a concorrência e, com isso, cria condições adequadas para redução do spread bancário (diferença entre o custo de captação pago ao cliente e os juros cobrados na concessão do crédito), além de promover a inclusão financeira.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

9 Dicas para melhorar seu dia de trabalho

1. Respire
Tome consciência da sua respiração o dia inteiro. Quando perceber que se esqueceu disso, faça três respirações lentas, profundas, suaves e retome o trabalho.

2. Mude de ares
Gaste alguns minutos para ir a um andar diferente, a outro banheiro ou a um lugar a que você raramente vá. Se possível, passe algum tempo aí para se acalmar, respirar ou apenas ficar em silêncio.

3. Renove-se
O ser humano está sempre se renovando. Dorme para se recuperar; come para ter mais energia, perde células todos os dias para dar espaço às novas.

Siga o exemplo do seu corpo e renove seu trabalho hoje. Jogue fora o que é desnecessário, tente terminar o serviço de um modo inteiramente diferente. Pense em algo que você gostaria de participar e arrume um jeito de realizar isso.

4. Beba água
Beba pelo menos dois copos de água de manhã e de tarde, principalmente se você trabalha em um lugar com ar condicionado. Você vai perceber que terá menos vontade de comer doces, de fumar ou de roer unhas. E certamente terá muito mais energia.

5. Procure o equilíbrio
Compare essas prioridades com o que você faz atualmente. Em qual atividade você gasta mais tempo? E mais tempo? Corresponde ao que você considera prioritário?

Esse é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio na vida. Você precisa optar. Veja como conciliar a situação real e a ideal.

6. Seja compreensivo
Da próxima vez que você ouvir um comentário ou uma crítica sobre sue trabalho, leve em conta estes pontos:

* Não é fácil dizer a uma pessoa o que você achou do trabalho dela. Quem faz um comentário ou uma crítica está mais tenso do que quem ouve.
* Se ninguém comentasse nada, não saberíamos em que mudar. As críticas são uma oportunidade de crescimento.
* Lembre-se das críticas que já fizeram a seu respeito e reconheça que tiveram valor.
* Tente perceber em que pontos você e a pessoa que fez o comentário ou a crítica concordam.
* As pessoas não fazem críticas por maldade ou só para julgar. Fazem isso porque se importam com você. Se não se importassem, deixariam você continuar errando.

7. Respeite o fundamental
Não despreze suas necessidades básicas. Coma bem, beba muita água, faça exercícios, respire ar fresco, descanse, durma cedo.

Não deixe o trabalho determinar essas coisas. Garanta espaço para suas necessidades essenciais mesmo no cronograma mais apertado.

8. Reorganize-se
Você consegue reorganizar o seu espaço no escritório? Às vezes, apenas mudar as pastas de lugar, arrastar a mesa para o outro lado ou mudar a disposição dos quadros pode fazer uma grande diferença.

Que tal trazer quadros, objetos de arte, lembranças, óleos aromáticos e até música? Se nada disso for permitido, veja o que é possível fazer para dar sua cara ao local de trabalho, mesmo que precise deixar seus objetos pessoais escondidos numa gaveta.

9. Deixe as farpas de lado
Da próxima vez que você estiver irritado respondendo a um email ou outro tipo de correspondência, largue tudo e dê uma volta.

Jogue água fria no rosto, tome um suco, respire fundo algumas vezes. Depois, volte e releia o que você escreveu. Tire as farpas e as palavras duras. Só então envie a resposta.

sábado, 15 de janeiro de 2011

CINCO VÍCIOS A SEREM ELIMINADOS, PARA SE TER SUCESSO

Você tem uma meta profissional sensacional?

Esse é o começo de tudo: saber para onde você quer ir e acreditar que vale a pena chegar lá.

Mas, para realizar a sua meta não basta apenas ser bom. É preciso comprometer-se com seus objetivos e buscar sempre ser o melhor naquilo que faz.

Um profissional comprometido e excelente tem de estar em um estado de alta performance todos os dias da sua vida.

Um profissional comprometido e excelente entende e aceita que a cada meta cumprida, a próxima meta fica ainda mais desafiadora e complexa.

Um profissional comprometido e excelente sabe que a cada nova etapa vencida no caminho do sucesso as expectativas aumentam infinitamente.

Um profissional comprometido e excelente busca se tornar ainda mais produtivo e competitivo, especialmente quando está sob pressão.

Agora, para tornar-se comprometido e excelente é preciso eliminar alguns vícios de postura que podem atrapalhar o seu desempenho e os seus resultados.

Responda às seguintes questões:

1.Onde está você?

Você vive com o pensamento no ontem, no amanhã, ou sempre distante das atividades profissionais que exerce a cada momento?

2.Como é você?

Você percebe que muitas vezes se sente vulnerável, frágil, influenciável ou aberto a sugestões negativas e improdutivas?

3.Como você se posiciona?

Você frequentemente se sente confuso, agitado, ou mesmo acomodado?

4.Como são seus pensamentos?

Você se sente perdido, sem visão da situação?

5.Como você trabalha com seus colegas?

Você percebe que muitas vezes tem atitudes egoístas, que prefere ficar isolado, ou que age de modo individualista?

Talvez você ache que estou sendo duro demais, certo? Mas se você quer ser um profissional campeão, de sucesso, então não pode deixar de ser duro com você mesmo.

Campeões têm fibra e não fogem da luta, seja ela externa, ou aquela interna, que pode minar sua autoconfiança e o desviar de seus objetivos.

Se você se identificou em algumas dessas situações, vá à luta para mudar essa postura. Profissionais campeões são especialistas em transformar dificuldades em desafios e desafios em motivação para buscar vitórias.

Roberto Shinyashiki

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E OS GASTOS COM O FUNCIONALISMO PÚBLICO

Segundo o Artigo 18 da lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) considera-se como “despesa total com pessoal” o somatório dos gastos do ente da Federação, com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como: vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência. nos municípios estes gastos deverão respeitar o limite máximo de 60%, sendo 54% para o executivo e 6% para o Legislativo. A verificação do cumprimento dos limites estabelecidos nos artigos 19 e 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) deverão ser realizadas ao final de cada quadrimestre.
Segundo o artigo 169, da LRF a despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Porém, caso a Prefeitura não consiga diminuir os gastos com a folha de pagamento o que deverá ser feito?
A própria Lei de Responsabilidade Fiscal tratou de elucidar esta questão no § 3º do mesmo artigo o qual determina primeiramente a redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança; e também a exoneração dos servidores não estáveis, e é exatamente neste ponto que ocorrem as maiores dúvidas com relação à interpretação correta da Lei, pois o que seriam os servidores não estáveis? As pessoas em estágio probatório podem ser enquadradas como não estáveis?
Para dirimir estas dúvidas, basta uma leitura literal do artigo 33 da Emenda Constitucional 19/98, que define o que seriam SERVIDORES NÃO ESTÁVEIS, para os fins do art. 169, § 3º, II, da Constituição Federal:“aqueles admitidos na administração direta, autárquica e fundacional sem concurso público de provas ou de provas e títulos após o dia 5 de outubro de 1983”.
Portanto, enquadrar o servidor em estágio probatório neste quesito da Lei, é um equivoco, visto que a própria constituição define o que é servidor não estável. Além disso, todos os servidores em estágio probatório ingressaram no serviço público através de concurso por provas e títulos e somente poderão ser demitidos caso cometam falta grave, ou não sejam aprovados em seu período probatório por alguma deficiência técnica e reprovados nas avaliações periódicas realizadas, ainda assim, se tais pressupostos estiverem devidamente comprovados em processo administrativo formal, no qual lhe tenham sido asseguradas as garantias do contraditório e da ampla defesa. Fora isto, configura-se o desvio de poder do administrador, ficando o Poder Judiciário autorizado a decretar a nulidade do ato, já que a Administração fez uso indevido da discricionariedade, ao desviar-se dos fins de interesse público definidos na lei.
Para eliminar qualquer dúvida a respeito do tema, ainda antes da Constituição Federal de 1988, o Supremo Tribunal Federal já havia sacramentado jurisprudência através das Súmulas n. 20 e n. 21 que rezam, respectivamente: Súmula 20: É necessário processo administrativo, com ampla defesa, para demissão de funcionário admitido por concurso; Súmula 21: Funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.
Para finalizar e tranquilizar os servidores públicos municipais, principalmente aqueles em estágio probatório, informo que caso a Prefeitura Municipal tenha que tomar esta medida radical, amparadas no § 4º do artigo 169 da Constituição Federal, os servidores em estágio probatório e os efetivos, deverão ser os últimos a serem afetados e caso isto realmente venha a acontecer estaremos mesmo chegando ao fundo do poço!

Gilberto Leal Júnior

domingo, 9 de janeiro de 2011

REFORMA NO SINDICATO

A partir de amanhã (10/01) estaremos realizando uma reforma nas dependências do Sindicato, para melhor atender a todos. Para não pararmos e continuarmos atendendo, decidimos por bem, nos deslocar para nosso Salão de Festas (fundos), com expediente normal. E, hoje, estaremos lá, para a mudança. Agradecemos a colaboração dos colegas diretores e amigos em mais essa empreitada.

Pedimos a compreensão dos nossos colegas servidores.

ESSA É MAIS UMA CONQUISTA COLEGAS! NOSSA SEDE MERECE, VOCÊS MERECEM!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Retirar Certificados

Os Certificados do Iº Encontro Estadual da Mulher e da Juventude Trabalhadora do RS, já estão disponíveis na sede do Sindicato, favor retirá-los.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Falecimento.

Faleceu a Professora Isabel, da Escola Apolínário Porto Alegre e da Escola Municipal Severino Azambuja. Há menos de trinta dias fez uma cirurgia em Santa Maria e teve problemas na recuperação vindo ser internada no dia 31 no Hospital de Caridade de Santiago, onde veio a falecer. Isabel era irmã da integrante da nossa Diretoria Rozeara Friggi. A família nossos sentimentos.






terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PARABÉNS SANTIAGO - 127 ANOS

A HISTÓRIA DE SANTIAGO

Povinho, Povinho do Boqueirão, Santiago, nosso município faz parte do território missioneiro, tendo sido chão de Portugal e de Espanha, ao sabor dos tratados diplomáticos e das lutas que envolveram os dois países.

Com a fundação das reduções, os jesuítas, juntamente com o cultivo do trigo, do algodão e das demais plantações de subsistência,introduziram a pecuária no solo gaúcho,estabelecendo grandes estâncias de criação de gado.

Para que pudessem ser administradas, essas estâncias eram subdivididas em postos, atendidas por cerca de dez famílias, competindo aos posteiros, além dos cuidados com a agricultura, parar rodeio para costear o gado alçado, acostumando-o à presença do homem e facilitando o seu manejo.

Junto a esses postos havia sempre uma capela à devoção dos moradores. As referências coreográficas que aparecem no abundante documentário sobre os Sete Povos e as Reduções, de vida efêmera que os antecederam, constituem assim,importantes subsídios ao estudo da formação histórica do Rio Grande.

D’entre os temas mais fascinantes da toponomástica riograndense avulta, sem dúvida, o da palavra Santiago, cuja ancianidade ninguém pode legitimamente contestar. Uma coisa é líquida e certa: Santiago não provém do substantivo Santiago nem de Sant’Iago, como insinua ou procura fazer crer o Código de Postura do governo santiaguense saído dos prelos da “Gazeta de Alegrete” , em 1886 e do qual, ao que parece, só resta um exemplar, o de propriedade do colecionador Pedro Palmeiro.

São Thiago, Sam Thiago e Santiago são as únicas grafias que repontam na documentação jesuítica, inclusive no prestimoso Diário do padre Tadeu Henis, datado de 13 de maio de 1756 (1), e na caudalosa torrente de papéis oficiais sobre o povoamento das Missões. Muito elucidativo, nesse particular,são os assentamentos paroquiais mais antigos de São Borja, a cuja jurisdição estiveram sujeitas até 1834 e sob o nome genérico de “Distrito de São Xavier” , as terras que naquela data, passaram a constituir uma comuna autônoma, sob a denominação de Santiago do Boqueirão, hoje Santiago “tout court” e outrora povinho, substitutivo que vai, pouco a pouco, desaparecendo.

Durasnal de Santiago e Capela de Santiago, por outro lado, são expressões encontradiças no epistolário jesuítico do século XVIII.

A coxilha de Santiago, de maciço domínio guenoa, foi aliás no ciclo inicial do apostolado, o ponto de partida do fundador de São Nicolau quando de sua primeira entrada evangelizadora na província etnográfica do Tape.

Em 1815, o Marquês de Alegrete concedeu uma sesmaria a Francisco José de Carvalho “no lugar denominado Santiago, invernada que foi do Povo de Santo Ângelo” (Ângelo) (2).

O erro é manifesto. Santiago era um posto (subdivisão) da Estância de São Miguel, vasto empório de gado bovino povoado com 40.000 cabeças originárias da chamada Vacaria do Mar e que possuía, em números redondos,uma superfície aproximada de oitenta léguas quadradas, estendendo-se até a Coxilha Grande, entre as cabeceiras dos rios Taquarembó e Jaguari.

A seis quilômetros mais ou menos do campo de Ibasso ficava o posto de Santo Antônio, o Novo, assim chamado em face do estabelecimento homônimo mais antigo – o de Santo Antonio de Taroquem – cujas cercas de pedras, cobertas de musgo pelo tempo e semi servidas,ainda podem ser vistas.

Esse reduto avançado do trabalho civilizador dos inacianos, após a batalha de Caiboaté, foi abandonado pelos seus moradores que, em fuga precipitada, se refugiaram em Santiago, mais distante do teatro de operações e em cuja tosca capela de pau-a-pique e capim foi rezado o primeiro responso solene pela alma de Sepé Tiaraju.

As formas São Thiago, Sam Thiago e Santiago anteriormente referidas mostram claramente o processo evolutivo,simultaneamente prosódico e gráfico, da tradicional designação, a que o termo Boqueirão, de origem mais recente, precedido da preposição do se agregou no decurso dos anos, por influência de curiosos fenômenos fisiográficos locais.

Ao tempo de Arsene Isabelle, nada existia, no local da atual cidade, senão “três ou quatro chácaras e estâncias à entrada de um vale arborizado, onde corria um límpido regato” (3).

Em 1856, segundo José Heméterio Velloso da Silveira, havia apenas três casas, sendo uma do comerciante português Antonio José da Rocha. Quando da irrupção da Guerra do Paraguai, consoante outro depoimento do mesmo autor, Santiago já era uma “povoação com mais de 40 casas batidas, sendo 6 de negócio” (4).

A origem de nossa cidade é irrefutavelmente jesuítica, e foi dado em homenagem ao Santo Católico. Os jesuítas edificaram trinta e três Reduções em nosso território, e vinte e uma Capelas, sendo que a Capela de número quinze, conforme Hemetério Velloso à página 14 de seu livro “As Missões Orientais e Seus Antigos Domínios”, chamava-se “CAPELA DE SÃO THIAGO”, no local do Distrito de São Xavier (chamado Durasnal de São Thiago).

Santiago, em sua marcha evolutiva, foi “Povinho” até 26 de dezembro de 1866, quando passou a ser designada “Freguesia de São Thiago do Boqueirão”. “Vila” a 4 de janeiro de 1884, (data em que está comemorando atualmente seu aniversário), e, finalmente elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.

(1) Vd. “Anais da Biblioteca Nacional” – Vol. 52 – Rio, 1930

(2) Vd. “Revista do Arquivo Público do Rio Grande do Sul” – nº09 –março de 1923

(3) Vd. “Viagem ao Rio da Prata e ao Rio Grande do Sul”, 1949

(4) Vd. “As Missões Orientais e seus antigos domínios”, - Porto Alegre, 1910

BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

  • PORTO, Aurélio – “História das Missões Orientais do Uruguai”.
  • SILVEIRA, Hemetério José Velloso da – “As Missões Orientais e seus Antigos Domínios”.
  • FORTES, Amyr Borges – “História Administrativa e Eclesiástica do Rio Grande do Sul”.
  • MACHADO, Antonio Carlos – “Santiago, Minha Terra”. (inédito)

Consultar ainda, os autores: Arséne Isabelle, Armando Lima, Saint-Hilaire.

Toda a bibliografia citada pode ser encontrada na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Central da URI.

Texto oficial elaborado pela Comissão de História do Programa “Caminhos de Santiago”

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Organize suas metas e promessas de ano novo

Pare de deixar as obrigações para depois e tenha um 2011 mais feliz!

Ouço muitas pessoas falarem que estão insatisfeitas com suas vidas. Existem pessoas que vivem a vida por viver, sobrevivendo, e não fazem ideia de que podem mudar. E isso independe de classe social ou cultural. Simplesmente não sabem que podem mudar. A essas, esse artigo com certeza será de extrema valia.

Como você quer estar daqui 10 anos? Saiba que você já pode começar a plantar as sementes de seus sonhos. Pense nas áreas de sua vida que merecem uma atenção especial - costumam ser aquelas que geram uma certa frustração.

Vamos cuidar um pouquinho delas? Comece avaliando que nota, de 1 a 10, você daria para essa área da sua vida. Feito isso, pense no que você pode melhorar para atingir um 10, sem censura e sem pensar se é possível ou não. Se você fosse diretor do filme de sua vida, como o faria? Lembre-se, você é o protagonista, o ator principal. Capriche.

Se essa área carente for a financeira, por exemplo, e a nota fosse 1 ou 2, como seria se a nota fosse 8 ou 9? O que você estaria fazendo? Como se sentiria e como as pessoas ao seu redor te veriam? A isso chamamos "evidências", ou seja, o caminho que você vai seguir para colher o que deseja.

Agora pense se isso só depende de você, e quando, exatamente você quer que isso aconteça - escolha realmente uma data -, se é com alguém em especial ou sozinha... Assim você vai caminhando e traçando as rotas que o levarão ao seu destino. Por isso é muito importante saber onde quer chegar. Imagine se você pega um táxi e, quando o motorista pergunta para você quer ir, você simplesmente não sabe? Ele pode te levar para qualquer lugar ou para lugar nenhum. Com a sua vida é a mesma coisa.

Pense por que essas áreas da sua vida estão com notas tão baixas. Foi falta de organizar sua agenda, falta de disciplina, preguiça? Identificando isso você pode trabalhar para superar a falha.

Muitas pessoas não conseguem atingir seus objetivos simplesmente por achá-lo muito grande. Nesse caso, é muito mais fácil dividi-lo em dois ou três. Exemplo: se alguém quer emagrecer 30 quilos, pode se desmotivar se pensar nos 30 de uma só vez. Entretanto, se planejar emagrecer os primeiros 5 quilos, vai se surpreender em cada etapa, até que, de repente, já emagreceu mais do que imaginava.

Tenha sempre em mente que é muito importante você visar o resultado pronto. Isso o motivará a fazer as mudanças necessárias. Se ficar imaginando o quanto vai se privar, sofrer, acabará desistindo antes mesmo de começar. Todas as estratégias motivacionais levam a pessoa a ver o resultado pronto.

Alguém pode te ajudar a conseguir o que quer? Ou alguém que você conheça já conseguiu algo similar? Converse e troque ideias com essas pessoas. Enriquecerá seu repertório de alternativas.

O ano-novo é triste para muitas pessoas. Por que será? Neste período, muitos se dão conta do quanto o ano "voou" e do quão pouco foi feito em termos de realização. Isso se dá pelo fato de você ter vivido muito na rotina, seu cérebro não registra este tempo passado e você tem a sensação de não ter percebido ele passar.

Por isso, vamos fazer algo diferente neste final de ano? Comece por seus sonhos. Coloque-os no papel, comprometa-se com eles! Como seria dar uma bela viravolta em sua vida para tirá-la da mesmice de todos os anos anteriores? Você não acha que merece um "upgrade"? Tudo depende de você! Eu o convido a não aceitar a mesmice, a rebelar-se contra tudo que o não te satisfaz e inaugurar 2011 com grandes projetos. Siga o bê-á-bá acima e você se surpreenderá com os resultados. Só tome cuidado para não ser muito feliz!

Rebeca Fischer é instrutora da SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística

sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff cita João Guimarães Rosa em seu discurso de posse

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".









"Prefiro o barulho da imprensa livre do que o silêncio da ditadura".

"Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. E este é o sonho que vou perseguir"!

"A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".

"Não venho para enaltecer a minha biografia; mas para glorificar a vida de cada mulher brasileira. Meu compromisso supremo - eu reitero - é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos".

Presidente Dilma Rousseff em seu discurso de posse hoje.