domingo, 1 de abril de 2012

II Encontro da Mulher Trabalhadora - NCST

Apresentação de Dança
Ana Margarida Pimenta, Elisete Cattelan e Leila Beatriz Lopes
Elisete Cattelan, Carmem Flores, Ana Pimenta, Leila Beatriz Lopes

Participamos ontem dia 31/03 do II Encontro da Mulher Trabalhadora, evento este promovido pela Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, onde foram abordados vários temas. A Abertura foi realizada pelo Presidente da Nova Central Senhor Valter Souza, onde o mesmo explicou que esta data é muito importante, uma vez que se pode discutir todas as questões que afligem as mulheres devido às diversas discriminações que existem. “Este é o momento para aprender e conhecer os seus direitos como mulheres e como trabalhadoras”, finalizou o presidente.

A primeira Palestrante foi com Sonia Maria Zerino da Silva - Sec. para Assuntos de trabalho da Mulher, Idoso e do Adolescente da NCST, Sonia falou um pouco da história de luta da mulher por seus direitos, entre eles o VOTO FEMININO, que este ano está completando 80 anos, o fim da primeira guerra mundial e a maior escolaridade das mulheres fez com que cada vez mais mulheres se organizassem para lutar por seus direitos entre eles o voto.E uma de suas bandeiras de luta é: ”Mulheres Unidas pela promoção da igualdade”.

A segunda Palestrante foi com Carmem Flores- empresária e Vice-Presidente da CDL Porto Alegre, nascida em Rosário do Sul, dentro dos padrões repressores machistas, Carmen Flores não quis render-se a esta cultura. Deixou para traz a tradição, o lado confortável da submissão e o comodismo, e escolheu Porto Alegre para construir uma história com ideais, feito este até então pouco comum para mulheres. Carmem falou de como conseguiu vencer na Vida, os obstáculos foram muitos, mas traçou uma meta “VENCER” com seu próprio trabalho. E hoje é uma grande empresária, onde valoriza seus funcionários.

A terceira Palestra foi com a funcionária pública do DMLU a ex-gari Rozeli da Silva Presidente da ONG Renascer da Esperança, a ONG foi fundada em 1996, com o objetivo de acolher crianças e adolescentes que ficavam pelas ruas do bairro Restinga em situação de risco social. O Renascer da Esperança oferece a essas crianças e adolescentes a oportunidade de uma melhoria na qualidade de vida e incentiva a reestruturação social de suas famílias. Rozeli deixou para trás uma vida que, todos diziam, só podia levá-la “à cadeia ou ao cemitério” até virar uma espécie de celebridade reconhecida pelo trabalho social, com direito a entrevista no Programa do Jô, na TV Globo. Rozeli não sabe bem como o desejo de ajudar crianças começou. Simplesmente não queria que passassem pelos sofrimentos que ela passou.

E a quarta e última palestra foi com a Psicanalista Lucia Bins, Licenciada em Psicologia Clínica pela UFRGS em 1988. Pós-graduada em Teoria psicoanalítica pela UNISINOS em 1998.
Psicoanalista da Escola de Psicoanálise e Poesia Grupo Cero desde 1998, onde abordou a luta da mulher com seu EU, ou seja com ela mesma.

Foi um Encontro onde a Empresária Carmem Flores e a Gari Rozeli da Silva, mulheres que vieram de mundos opostos, mas com um único objetivo fazer a diferença, nos mostraram que jamais devemos deixar de lutar pelo que acreditamos, que a luta nem sempre é fácil, que os obstáculos são muitos, mas nós temos o nosso espaço e devemos buscá-lo cada vez mais, e como disse a Psicanalista Lúcia Bins “essa luta muitas vezes é conosco, com o nosso Eu.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário