segunda-feira, 10 de junho de 2013

Almoço dos Trabalhadores!!!

No domingo dia 09/06 realizou-se no CTG OS TROPEIROS o “Almoço do Trabalhador” , promoção do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTIAGO, nos surpreendeu a adesão dos Servidores Sindicalizados,  gostaríamos de esclarecer que esse nosso almoço, primeiramente, estava previsto para o dia do trabalhador, dia 01º de maio. Entretanto, um trágico e fatídico acontecimento, que foi o acidente fatal que ceifou a vida do nosso colega EDGAR DALOSTO, levou-nos a suspender o evento marcado para então e a escolha dessa nova data.  Irmanamo-nos aos familiares de EDGAR e nosso postura não poderia ser outra. A comissão organizadora do evento estimou - por contagem ao alto - em torno de 600 pessoas. Esse número superou toda e qualquer expectativa inicial. As dependências estavam mesmo lotadas e o clima entre os servidores era de solidariedade, animação e unidade. Surpresa mesmo, foi a falta de mesas. Mas isso foi um bom sinal.
Prezado colegas e colegas o evento foi festivo e visa encetar um congraçamento. Apenas entendemos por bem abrirmos uma reflexão acerca do papel do moderno sindicalismo e da nossa própria linha de atuação. Temos nos pautado pelo diálogo permanente com o executivo, adotando uma postura crítica, não subserviente, mas também não agressiva e não incentivadora do confronto. Isso não quer dizer que não sejamos firmes e intransigentes na defesa dos interesses de nossos associados.
Nossa gestão é marcada pela implantação de uma linha bem delineada em várias frentes. Atuamos na imprensa, divulgando e ampliando nossas ações. Atuamos com um departamento jurídico competente, que tem balizado o entendimento correto, do ponto de vista legal, de nossas ações. E, finalmente, atuamos firmemente em cima dos fatos que se apresentam, reunindo posições corajosas com o engajamento necessário.
O melhor exemplo que sintetiza nossa atuação foi o laudo de condições de trabalho contratado pelo executivo municipal.  Notamos que esse laudo beneficiava um setor profissional e prejudicava outro, especialmente o pessoal da limpeza.  Tivemos inúmeras reuniões entre colegas, outras tantas, oito para ser mais exato, com o executivo, seja com o prefeito seja com seus secretários. Sempre estivemos empenhando em achar uma solução beneficiasse a todos os colegas, sem exceções.  
Ademais, sempre que um caso concreto se apresenta, lá está o Sindicato, dando assistência aos associados, intervindo junto ao executivo na solução dos problemas que se apresentam ou convocando nosso departamento jurídico para atuar com o rigor legal na defesa dos nossos sindicalizados.
Pela primeira vez em nossa história sindical, estamos empreendendo ações diretas de visitas aos colegas em seus locais de trabalho. Assim, inteiramo-nos da situação,  estudamos caso a caso e encaminhamos os pedidos dos colegas ao Executivo.
Exemplo de nossa atuação, foram as visitas que fizemos, recentemente, as turmas de acampamentos, em Tupantuba. Constatamos precárias condições no acampamento, desde o refeitório até banheiros, passando pela precariedade dos dormitórios, até o baixíssimo valor da diária. Identificados todos esses aspectos precários, elaboraremos um documento e entregaremos uma série de reivindicações ao senhor Prefeito, inclusive, denunciando – sem medo e com autonomia – os pontos que entendemos estarem errados.
Se nesse exemplo de Tupantuba emerge o caso coletivo de interesses dos colegas, também nos casos individuais, especialmente nos casos de assédio moral, onde a dignidade e a honradez dos nossos colegas são violados e aviltados, por desrespeito e agressões, temos atuado firmemente, com a necessária dureza, inclusive, embasados na lei.
Hoje, não deixamos um caso sequer sem resposta. E afora nossas lutas concretas macro e micro que se apresentam, também temos grandes bandeiras, onde vale citar nossa luta pelo vale refeição e também o reenquadramento de atendentes e monitores de creches.
Por fim, vale frisar para todos os colegas que honramos cada centavo dos recursos do nosso sindicato. Não compramos uma caixa de fósforo sem nota; nossa saúde financeira é das melhores, adquirimos somente o que podemos pagar e as finanças do nosso sindicato estão em dia, inclusive quitamos dívidas que herdamos de outras gestões. Lamentavelmente, um impasse envolvendo nossa sede, corremos o risco de perdê-la. Mas isso é um assunto jurídico já por demais conhecidos de todos.
Assim, cientes de que estamos trilhando o melhor caminho do moderno sindicalismo, nem submisso e nem intransigente, sempre focados no diálogo e na interação, reconhecemos que avançamos em nossa luta e essa tem sido nossa marca.
Essa confraternização visa ampliar o inter-relacionamento entre colegas, refletir acerca do nosso papel de sindicalistas e sindicalizados e – sobretudo – de nosso papel frente à história de nossas vidas, de nossos filhos, de nossos trabalhos e do nosso exercício de cidadania frente da nossa própria História.
Nosso sindicato está aberto. Procurem-nos, que sua luta é nossa luta, seu problema é nosso problema, sua dor é nossa dor, sua alegria e seu sorriso, é nossa maior satisfação. VIVA NOSSA INTERAÇÃO.
Obrigado a todos, a todas nossas famílias, a todos os presentes, a todos nossos colegas, amigos e colaborares. ( Parte discurso Presidente Marisa Ourique).























Nenhum comentário:

Postar um comentário