terça-feira, 30 de abril de 2013


Agora há pouco (12:10) houve um acidente com morte na 287, a 5 km antes de entrar em Nova Esperança. Um caminhão da prefeitura de Santiago que vinha de Jaguari saiu da pista e chocou-se contra um barranco. Há mais feridos que estão vindo para o hospital. A vítima fatal é Edgar Dal'Osto.


Edgar tinha 53 anos e era o motorista do caminhão.
Fonte: Nova Pauta

Colegas!!!!

       Comunicamos que o Almoço do Dia do Trabalhador foi cancelado, devido o falecimento do Nosso Colega Edgar Dal Osto.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


C O L E G A S!!!

Temos Novidades!!!

                 O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais firmou parceria com o JORNAL EXPRESSO ILUSTRADO,  tal parceria consiste em oportunizar o acesso à leitura para os associados deste Sindicato a baixo custo além de manter um espaço permanente para divulgação dos trabalhos do Sindicato a todos seus associados e comunidade. Um canal de informação direta para os mais de 40 mil leitores do Expresso Ilustrado.

Venham até o Sindicato,  façam sua assinatura, o desconto através da parceria para novos assinantes e bem significativo.


segunda-feira, 15 de abril de 2013


NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTIAGO-RS


A Prefeitura Municipal de Santiago, por ação total e responsabilidade exclusiva de seus agentes políticos e staff governamental, contratou com a EMPRESA CAMETRA, de SANTA MARIA, e produção de um laudo para avaliar as condições de trabalho de seus servidores.
Repetimos, quem contratou a CAMETRA e quem mandou fazer o LAUDO foi a Prefeitura Municipal de Santiago, em julho de 2012.
Em nenhum momento, o SINDICATO DOS SERVIDORES foi contatado, em nenhum momento o SINDICATO foi ouvido. Em nenhum momento, pudemos opinar, posto que só tomamos conhecimento efetivo da situação, quando o laudo já estava pronto.
Contudo, quando tomamos conhecimento do laudo e sua iminente aplicação, fizemos as devidas ponderações em defesa dos interesses de colegas que perderiam direitos, especialmente adicional de insalubridade.  Assim, dia 01 de abril de 2013, o senhor Prefeito Municipal, Dr. Júlio César Vieiro Ruivo, oficiou-nos de sua intenção de aplicar, a partir desse mês, o laudo em questão.
A bem da verdade, o laudo criou um conflito de interesses entre categorias diferentes, posto que uma foi beneficiada pelo adicional de insalubridade que até não lhe era pago e outras tantas tiveram prejuízos com a eventual retirada.
Nos últimos dias temos encaminhados pleitos em nome dos colegas prejudicados. Chegamos a pedir uma revisão nesse laudo de julho de 2012, especialmente em defesa das colegas da limpeza, vítimas maiores desse processo todo, posto que sabemos que trabalham em condições insalubres e – a despeito disso – acabaram sendo prejudicadas com a retirada de direito ao adicional de insalubridade constante no laudo da CAMETRA de Santa Maria, produzido em julho de 2012.
Da mesma forma, atuamos em cima dos interesses de colegas de outros setores, inclusive das obras, que também tiveram perdas similares.
Contudo, frisamos que o SINDICATO defende todo o funcionalismo, não apóia pleito específico de nenhum setor, e desde que esse laudo veio à tona, tudo o que temos feito é atuar incansavelmente em defesa dos setores prejudicados, oferecendo alternativas, buscando novas soluções e tentando criar uma solução negociada com o Executivo Municipal.
Temos clareza e consciência de que o referido laudo gerou descontentamentos em muitos setores. Agora, chamamos a atenção de todos os colegas para que não percam de vez o foco central da questão: o laudo não foi pedido pelo SINDICATO, o laudo não foi contratado pelo SINDICATO. Sequer fomos ouvidos quando da escolha dessa empresa CAMETRA e sequer pudemos opinar quando o mesmo estava sendo produzido.
Por fim, se a categoria dos motoristas foi beneficiada pelo Laudo da CAMETRA e esses colegas querem e exigem o cumprimento do mesmo, isso  é um direito deles, eles são livres para deliberarem sobre o que entendem ser melhor para si. Contudo, o SINDICATO, fiel a proposta de defender a todos os setores do funcionalismo, não se posicionou, nem a favor de um e nem de outro, respeitando sempre a autonomia de ambos.
Finalizando, embora repetitivo, esse Laudo foi contratado por conta e risco do Executivo. O laudo não foi contratado pelo SINDICATO e sequer fomos ouvidos quando de sua contratação e realização.
Portanto, cometem enormes injustiças contra nós ao atribuírem-nos responsabilidades que não são nossas. Tudo o que temos feito, desde que esse impasse se apresentou, é buscarmos a construção de uma saída para que colegas não sejam prejudicados e nem tenham seus direitos surrupiados, posto que legítimos e merecedores de reconhecimento pelo exercício da atividade profissional, como é o caso das colegas da limpeza.

Santiago, 15 de abril de 2013.

MARISA OURIQUE,
Presidente  do SINDICATO

terça-feira, 9 de abril de 2013

Reunião de emergência no Gabinete do Prefeito com os Motoristas...













                                   Hoje na primeira hora da manhã representantes do Sindicato, Assessor Jurídico Julio Prates, Vereador e servidor Sérgio Marion, juntamente com os Servidores ocupantes do Cargo de Motorista, reuniram-se no Gabinete do Prefeito Julio Cesar Vieiro Ruivo para tratar sobre o pagamento do Adicional de Insalubridade, que segundo o Sindicato já estaria amparado, conforme o LTCAT- Laudo Técnico das Condições Ambientes do Trabalho. Mas, ontem  para nossa surpresa, fomos convidadas e informadas, que  hoje pela   manhã iria ser realizada uma visita aos setores para fazer uma avaliação do ruído de cada veículo, para analisar quem teria direito a receber o adicional de insalubridade de Grau Médio, segundo a NR 15, em seu anexo I- Limites de Tolerância para Ruído Continuo ou Intermitente e Grau Máximo pelo seguinte Critério Adotado: NR 15 em seu anexo XIII- Agentes Químicos- Hidrocaboneto e Outros Compostos do Carbono (óleos e graxas). Diante dos fatos o Sindicato e a Comissão reuniram-se extraordinariamente as 20 horas de ontem para deliberarem sobre este novo procedimento, ora adotado pelo Executivo. Sendo que a categoria não concordou de forma unânime com tal avaliação, por acreditarem que somente um Engenheiro do Trabalho ou a Médica do Trabalho e não servidores não habilitados teriam competência para fazer este procedimento e também por acharem que o mesmo deveria ser feito na totalidade, no momento da elaboração do laudo(julho/2012), não agora quando o laudo já está para ser colocado em vigor. Decidimos então irmos todos até o gabinete do Prefeito na manhã de hoje, para definir mais uma vez esta pauta, que para o Sindicato e categoria já estava concretizada em várias reuniões anteriores devidamente registradas em Ata.  Mais uma vez foi ratificado o pagamento do adicional de insalubridade, no final do mês de abril aos motoristas em seus respectivos graus, médio ou máximo. 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Registro de Reuniões para tratar do laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho.

Foram realizadas várias reuniões tanto com os Motoristas, quanto com as Serventes para tratar do LTCAT- Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, realizado pela CAMETRA MEDICINA DO TRABALHO- Centro de Atendimento em Medicina do Trabalho de Santa Maria-RS, após várias discussões chegou-se a um consenso entre o Sindicato e o Executivo, com o objetivo de não prejudicar nem uma Categoria, sendo que o Sindicato se posicionou para o cumprimento do referido laudo, mas reafirmamos sem prejudicar ninguém que por ventura possa vir a ser prejudicado.