terça-feira, 30 de novembro de 2010

GESTÃO PÚBLICA

A Gestão Pública é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

Para Lima (2006), “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, que neste caso primordial é o desenvolvimento da cidade em benefício ao povo que nela reside. Lima ainda acredita que uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”. Neste sentido pode-se dizer que quanto maior for a demanda, isto é, a necessidade de um planejamento eficiente no município, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se os recursos disponíveis forem escassos.

Uma das palavras fundamentais para uma boa gestão pública é “excelência”. Através dela os processos de fundamentação da estrutura do município, a capacidade de administração baseada em necessidade coletiva e o controle dos valores exigidos na gestão será indispensável para a ocorrência de resultados que beneficie tanto a estrutura física do município como sua base econômica e a qualidade de vida dirigida à população local.

A proposta de uma gestão pública, segundo Lima (2006) se baseia na excelência de valores e de resultados. O ganho social é de extrema importância e alcança o topo em uma pirâmide de prioridade, pois “cria valor público para o cidadão” (LIMA, 2006 p 8). Segundo o próprio Lima (2006) “a gestão pública é focada em resultados e orientada para o cidadão”. A melhoria da qualidade ofertada pelos serviços público também é de responsabilidade da gestão pública que deve sempre estar elencada para uma “devida contribuição à competitividade do país” (LIMA, 2006 p.8).

Dentro da opinião estabelecida por Lima (2006) para uma excelente gestão pública em que engloba o desenvolvimento geral de uma cidade estão os fundamentos que são alcançados com a publicidade dos recursos aplicados às políticas públicas apresentadas; da moralidade e legalidade estabelecida diante da transparência realizada às benfeitorias à própria população e finalmente à excelência de toda a ação realizada que será devidamente direcionada aos cidadãos do município.

A adoção de boas práticas relacionada à Gestão Pública constitui, também, um conjunto de mecanismos através dos quais investidores de outros setores, incluindo impostos pagos por cidadãos, protegem-se contra desvios de ativos por indivíduos que têm poder de influenciar ou tomar decisões em nome da cidade que é administrada. O fato é que todos nós desejamos um setor público eficiente, ágil e de qualidade. Para isso é preferido reconhecer os problemas da cidade e procurar resolvê-los através de uma boa preparação na administração desta mesma cidade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LIMA, Paulo Daniel Barreto. Excelência em Gestão Pública. Recife: Fórum Nacional de Qualidade, 2006.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DA RAIZ AOS FRUTOS: A importância da consciência sindical

O que é um sindicato? O que faz um sindicato? Quem faz o sindicato? Com certeza essas são indagações pertinentes a quem precisa ou gostaria de se envolver na luta pela melhoria das condições de seus iguais. Então, vamos tentar elucidar um pouco estas questões.

“O que é um sindicato?” A palavra sindicato tem sua origem no latim e no grego. No latim, “sindicus”, que era atribuído ao “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”; no grego, “syn-dicos”, que é aquele que defende a justiça. O Sindicato sempre esteve e está associado à noção de defesa com justiça de um determinado grupo ou categoria. É uma associação estável e permanente de indivíduos que se unem a partir de interesses, problemas ou necessidades em comum. O modelo de organização sindical atual surgiu atrelada ao desenvolvimento industrial, tendo como referencial a “Revolução Industrial” na Inglaterra no final do século XVIII e começo do século XIX. O berço do sindicalismo como temos hoje é o industrial, porém não necessariamente limitado a esse grupo de trabalhadores, podemos dizer então, que o sindicalismo é um sistema de organização político-social dos trabalhadores, independente de sua categoria ser urbano-industrial, rurais ou de serviços. Em duzentos anos de história, o sindicalismo foi constituído e construído de diferentes concepções teóricas, ideológicas, políticas e de ações, permitindo a construção de uma ampla tipologia: anarquista, socialista, reformista, comunista, populista etc. No entanto, é importante salientar que ao longo deste longo período o movimento sindical caracteriza-se por um conjunto de práticas políticas e sociais dos sindicatos, estando em constante transformação de sua organização e formas de ação, com características próprias dos grupo a que representa.

“O que faz um Sindicato?” O sindicato é uma instituição que age a favor do coletivo a que representa, solicitando e/ou fiscalizando os interesses da categoria junto às autoridades responsáveis (patronais), seja nas esferas Federal, Estadual, Municipal ou da Iniciativa Privada. O sindicato atua como “Porta-Voz” da categoria em negociações coletivas de trabalho, além de possíveis melhorias nas condições de trabalho, como por exemplo: piso salarial, jornada de trabalho, nomeações de concursos(rede pública),seguros, licenças, horas extras, entre outros interesses das classes representadas.Essa forma de atuação, faz com que o trabalho dos Sindicatos muitas vezes não apareça, passando por despercebido, ou ainda, que é pouco trabalho, dando a impressão que o Sindicato não faz nada e muitos chegam ao absurdo de dizer que não precisa do Sindicato, ignorando os benefícios que ele mesmo desfruta e nem sabe, resultado de trabalhos feitos pelo seu Sindicato. O sindicato não tem dono, ou melhor, ele tem sim dono, e é toda a categoria, representada por uma diretoria eleita por um determinado período e incumbida de gerir os recursos provenientes de seus associados e defesa de seus interesses.

“Quem faz o Sindicato?” Para respondermos esta última e decisiva questão, devemos antes analisar conjunturalmente tudo o que foi posto até o momento. Já sabemos que o sindicato é uma instituição que representa um determinado grupo de indivíduos em suas reivindicações e que realiza ações que promovem estas dadas reivindicações, por meio de uma diretoria eleita e gestora dos recursos deste mesmo sindicato. E então, Quem faz o sindicato?; O que faz o sindicato?; e, O que é o sindicato? Nós fazemos o sindicato, o sindicato faz o que fazemos, o sindicato é o que somos. Um sindicato forte e comprometido com as suas atribuições se faz através da força e comprometimento de sua base, um sindicato contundente e atuante perante seus interesses, se faz com uma base igualmente atuante e contundente, um sindicato politizado e crítico se faz através da crítica e política de sua base, um sindicato lutador, só se faz através de uma base lutadora, um sindicato vencedor só é possível com uma base vencedora e quem é essa base? A base está na atuação direta ao “meio de produção”, seja ele industrial, político, cultural, tecnológico ou intelectual. Em uma base sólida edifica-se um sindicato fortalecido, apenas uma árvore com raízes profundas o suficiente para conseguir seus nutrientes pode prover bons frutos. Então, quando ouvir um companheiro dizer que seu sindicato não faz nada, pergunte o que faz ele por seus iguais? ”Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos”. Uma boa luta.

*Jair Brito da Costa

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia Nacional do Doador de Sangue – Doe Sangue e Salve uma Vida!

Dia 25 de Novembro de 2010 é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Doar sangue pode salvar muitas vidas e não custa nada. O ato de doar sangue é muito rápido e indolor, infelizmente os bancos de sangue de todo o país estão sempre com déficit de abastecimento, isto deve-se ao mito disseminado pela população de que doar sangue afina ou engrossa o sangue; e que se doar uma vez será obrigado a doar todos os anos.

Todo material utilizado é descartável, por isso fique tranquila que não há risco de contaminação nenhum para a sua saúde. Para quem não sabe o ato de doar sangue traz muitos benefícios à saúde; doar sangue pode diminuir em 86% os riscos de problemas cardiovasculares.

Segundo a ONU o ideal é que em cada país haja pelo menos 5% da população a doar regularmente sangue para que não faltem sangues nos bancos especializados.

Para DOAR SANGUE é necessário:

- Ter entre 18 e 65 anos
- Estar em boas condições de saúde
- Ter peso mínimo de 50 kg
- Ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas
- Não estar gripado ou com febre
- Não estar grávida ou amamentando
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.

NÃO poderá doar sangue:

- Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV,
- Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, ato-imune, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer e outras.
- Quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses;
- Quem usa drogas;
- Quem tem Anemia;
- Mulheres grávidas também não poderão doar sangue;

* Intervalo mínimo entre as doações:

- Homens – 60 dias e no máximo 4 vezes ao ano;
- Mulheres – 90 dias e no máximo 3 vezes ao ano.

RS lidera geração de empregos no Sul do país

Dos 48.891 novos postos de trabalho registrados em outubro na região, 18.592 são do Rio Grande do Sul

Em outubro, a Região Sul gerou 48.891 novos postos de trabalho, crescimento de 0,76% em relação ao estoque de assalariados registrados no mês de setembro. O Rio Grande do Sul liderou a geração de empregos entre os estados da região, no período, ao criar 18.592 vagas de empregos formais, seguido por Santa Catarina que criou 15.345. O Paraná criou 14.954 vagas.

Em termos relativos, o estado de Santa Catarina foi o estado sulista que mais se destacou na geração de empregos no período, ao registrar crescimento de 0,89%. O Rio Grande do Sul cresceu 0,80% e o Paraná 0,64%.

De janeiro a outubro deste ano foram criados na Região Sul do país 437.350 empregos celetistas. O estado do Paraná se destacou ao gerar 164.100 vagas formais (crescimento de 7,45%), seguido pelo Rio Grande do Sul, que criou 159.729 vagas (crescimento de 7,28) e por Santa Catarina, que criou 113.521 e cresceu 6,98%, no mesmo período.

Nos últimos 12 meses a Região Sul criou 424.707 vagas de emprego com carteira assinada, crescimento de 7,04%, segundo maior índice de crescimento em relação às demais regiões do país. O Rio Grande do Sul contribuiu com a criação de 173.728 vagas, o Paraná com 144.147 e o estado de Santa Catarina com 106.832 vagas.

Em termos relativos, o Rio Grande do Sul registrou o maior índice de crescimento do emprego em relação aos demais estados da região, no mês de outubro: 7,97%, seguido por Santa Catarina que cresceu 6,54% e pelo Paraná que cresceu 6,49%, no mesmo período.

Assessoria de Imprensa do MTE

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estresse aumenta 75% no fim do ano, mostra pesquisa

Tatiana Pronin

Trânsito, sobrecarga de trabalho, compras de Natal e festas fazem do fim do ano uma fase agitada para todo mundo. Por isso, não se espante se nas próximas semanas você estiver irritado e com dores de cabeça. Segundo uma pesquisa, o nível de estresse do brasileiro aumenta 75% no mês de dezembro.

O estudo, feito com 678 homens e mulheres de 25 a 55 anos, foi coordenado pela psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (Internacional Stress Management Association - Brasil), associação voltada para o estudo do estresse.


A psicóloga conta que o estresse pode se manifestar com sintomas físicos (dores de cabeça e no corpo, alterações gastrointestinais e aumento da pressão arterial), emocionais (ansiedade, angústia e preocupação) e comportamentais (uso excessivo de drogas lícitas ou ilícitas, álcool, tabaco e ataques à geladeira).

De acordo com a pesquisa, para 60% dos entrevistados o estresse é causado pelo excesso de trabalho. "As empresas têm de fazer o balanço do ano e programar o seguinte, o que aumenta o volume de tarefas", explica Rossi. Já para 25%, os gastos adicionais com presentes e festas são os fatores responsáveis pela tensão elevada.

Para evitar o estresse, a psicóloga sugere planejamento e hábitos saudáveis, como praticar atividade física e compensar os excessos alimentares dos dias de festa com uma dieta mais leve no dia seguinte. Ela também ensina um exercício simples, que pode ser feito a qualquer hora, a respiração abdominal, ou diafragmática: o abdômen se enche e é projetado para frente durante a inspiração e se contrai na expiração.

O psiquiatra Joel Rennó Jr. lembra, no entanto, que medidas como as citadas podem não surtir efeito para algumas pessoas. "Trabalhos científicos recentes demonstram aspectos genéticos envolvidos na vulnerabilidade ao estresse", diz o médico, responsável pelo Programa de Atenção à Saúde Mental da Mulher no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

"Atendo pessoas que se sentem 'humilhadas' ou com vergonha, dizendo que elas não poderiam estar estressadas, já que seus fatores ambientais são os normais do dia-a-dia", relata. Para casos assim, o psiquiatra ressalta que a psicoterapia é fundamental.

Fonte: Editora do UOL Ciência e Saúde/2008.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Registro Sindical

Na quarta-feira dia 17/11/2010, fomos a Porto Alegre na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho levar a documentação para obtermos o tão esperado Registro Sindical, protocolamos a documentação, e estamos na torcida para tudo dar certo. O Registro sindical é a única forma de dar legitimidade a uma entidade de classe para ser representativa como sindicato.

Antes da constituição de 1988, o Governo Federal concedia a antiga Carta Sindical. Ocorre que com promulgação da Carta Política de 1988 deixou de existir essa figura de Carta Sindical. Ou seja, qualquer entidade que diga aos seus associados que possui Carta Sindical ou está faltando com a verdade para a sociedade e seus filiados, ou não tem conhecimento de como funciona um sindicato.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

12ª FEIRA DO LIVRO DE SANTIAGO

Dia 18 de novembro

10 H - Abertura Oficial da 12ª Feira Municipal do Livro
Fanfarra da Banda 1ª Bda. C. MEC
Homenagem ao Patrono da Feira – Escritor Jayme Piva
11 H - Apresentação de Balet Clássico – Verônica Ramos – Escola Criança Feliz
Apresentação de Dança Moderna
14h - Recital de Poesias – Escola M. Geraldina Bitencourt Borges
Pintura de Desenhos e Contos Infantis – UNOPAR
Musical – EMEF Aurora Lubnon
15h - Oficina Literária Kalunga – Secretaria Municipal de Educação
16h - Dança Coreografia e Estilos e Contos de Histórias – Escola da URI
18h - Lançamento de Livro 2º ano - Colégio Medianeira- Raíza/ Ana Marisete
19h - Entardecer com Banda - Colégio Medianeira
19h30 - Dança (Tango) - Colégio Cristóvão Pereira
20h - Show com os cantores Júnior e Emerson e Renato Duran

Dia 19 de novembro

09 h - Cinefeira (Mostra de filmes antigos) – UNOPAR
Peça Teatral: As três porquinhas - E.M.E.F Boa Vista
09h30min - Oficina com o escritor Kalunga
10h - Lançamento de Livro 6ª série- Colégio Medianeira- Arlete/Neusa
Dança Moderna Colégio Medianeira
11h - Três contos que eu vou contar - I.E.E. Professor Isaías
13h45min - Esquete Teatral - E.M.E.F Servando Gomes
14h - Pintura de rosto, arte com balões e contos infantis- UNOPAR
Apresentação do Grupo de Canto - E.M.E.F Severino Azambuja
14h30min - Selma Nanci Feltrin conversa com leitores
15h30min - Dança Moderna- E.M.E.F. São José
Teatro Monteiro Lobato - E.E.Monsenhor Assis
16h - Enquete Itinerante Colégio Medianeira
Dança Folclórica - Escola Criança Feliz
Grupo Mirim Tradicionalista - E.E.Cândido Genro
16h45min - Recital de Poesias - Curso de Letras URI
17h - Concerto de Flauta - E.M.E.F. João Evangelista
18h - Lançamento de Livro 4° ano - Colégio Medianeira- Renata
19h - Entardecer com Banda - Colégio Cristóvão Pereira
Oficina de Relaxamento e Programação Mental - Nelsi Guerra
Filme “Ensaios sobre a cegueira”- ULBRA
Apresentação Seita Maldita - I.E.E. Professor Isaías
20h - Show de André Canterle com a participação do Grupo Musical do CRAS de Capão do Cipó

Dia 20 de novembro

09h - Cinefeira (Mostra de filmes antigos) – UNOPAR
Cantores solos do Criança Feliz
Oficina Literária Dilan Camargo
Lançamento de Livro 8ª série - Colégio Medianeira- Ronaldo
10H - Oficina: Os Subsídios Históricos para a Literatura na terra de Érico Veríssimo - Rossano Cavalari
Oficina de Origami (25 participantes) - Guilherme Pedroso- ULBRA
Oficina de Grafite - Otelo Ribeiro
11H - Dança Folclórica - E.M.E.F. Sílvio Aquino
Grupo Mirim de Danças Folclóricas- Colégio Cristóvão Pereira
14H - Pintura de rostos, arte com balões e contos infantis – UNOPAR
Show Lançamento: Promoção mais Varejo – Centro Empresarial Santiago
14h30min - Lançamento de Livro 3° ano - Colégio Medianeira- Luciane
15h - Dança Moderna da APAE
15h30min - Coral Arco Irís- Desenvolvimento Social
16h - Coral Helena Teixeira do Grupo Feliz Idade-Centro Cultural
Lançamento de Livro 4ª série - Colégio Medianeira- Ronaldo
17h - Dança Tradicionalista – Grupo Mirim - CTG Coxilha de Ronda
18h - Grupo de Dança Nativista- CTG Os Tropeiros
19h - Entardecer com Banda - Projeto Emancipar/ E. E. Apolinário Porto Alegre
Dança Moderna - E.E. Apolinário Porto Alegre
19h15min - Entrega de premiação do Concurso “Conte um Conto”
19h30min - Sessão Cinematográfica: Neto e o Domador de Cavalos- Cine Clio e Clube de História
20h - Show Walter Alonso
21h - Show Marcelo Moro e ainda a presença do Cartunista SANTIAGO.

Dia 21 novembro

09h- Cinefeira (Mostra de filmes antigos)- UNOPAR
10h - Programa Radiofônico Ponto de Vista – Rádio Santiago
14h - Pintura de rostos, arte com balões e contos infantis
16h - Mateada Literária e apresentação da Fanfarra da Banda da 1ª Bda C. MEC
16h15min - Programa Especial Central FM 12ª Feira do Livro
17h - Show Nativista Édison Vargas
18h - Entrega do troféu Lutzemberger/ Projeto Destaque e Personalidade/ Entidade destaque na Área Ambiental
18h30min – Capoeira - Criança Feliz
19h - Palestra com Gabriel O Pensador

Também durante a Feira haverão outras atividades como escultura de balões com o palhaço Biscoitão, Contação de Histórias e Recrecionistas com Cultura nas Estradas, Brinquedos da Alegria com Vanuza, Gastronomia Poética com a Casa do Poeta, Praça da Alimentação a cargo do Rotary Clube Terra dos Poetas e distribuição de Poemas de Bolso pela URI.

Sessão de autógrafos

No dia 18, a partir das 10 horas, o Patrono da Feira, Jayme Camargo Piva, relança seus livros – Aqui Me tens de Regresso e Seios de Joana;

16h30min- Maria Aparecida Azolin, lançará o livro – Te Liga (antologia sociológica),

20 horas, Gibelino Minuzzi lançará o livro no Cerne do Pampa.

No dia 19 de novembro

14h30min, Auri Antonio Sudati lançará o Aviãozinho Branco e Outras Historinhas;

18 horas, Nair Duarte apresenta o título Alfabetizando com Poesias;

18h45min, Márcio Brasil lança o livro Dez Segundos,

19h30min, Camila Canterle, lança Faces do Ser,

20 horas, Irma Bernardi lança o livro Esparsos

20h30min, Antonio Duarte com o livro Peão de Estância.

No dia 20 de novembro

17h30min, Tadeu Martins lança o livro Jura (romance poético),

18h30min, Carlos Giovani Pazini lança Aspiral e Caracol;

19 horas, o escritor Breno Serafini lança Mosaico Laico;

19h30min, Mario Simon lança o livro – Os Sete Povos das Missões, trágica Experiência;

20 horas, Maria de Fátima Fridriechizewsk lança o livro Descaminhos;

20h30min, Leo Peter e Filho apresenta o titulo Memórias Vivas de Leo Peter;

21 horas, Froilan Oliveira relança o livro Vozes e Vertentes, além do Chargista Santiago que também estará autografando

No dia 21 novembro

15h30min, a psicóloga Terezinha Guerra que lançará dois livros: Exercícios de Relaxamento e Programação Mental e sua primeira Coletânea de Matérias e Palestras;

16h15min, a advogada Roselaine dos Santos Esmério Schiavenato, lança o livro jurídico Astreintes e sua Exequibilidade no Processo Civil;

17 horas, Fernando Almeida lançará o Segredo do Sucesso.


Fonte: Blog Rafael Nemitz

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Parabéns Leila!!!

Hoje está se formando em Letras pela ULBRA, a nossa colega Leila Beatriz Gonçalves Lopes, que é tesoureira do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

LEILA!

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é uma das merecedoras desse sucesso. Parabéns pela formatura!Que essa alegria de hoje, fique para sempre em você, para que a felicidade também contagie aqueles que da sua profissão irão se beneficiar.

Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje você prova ser parte desse grupo de pessoas.

A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.

Parabéns e muito sucesso! Por acreditar que este dia chegaria você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho com e certeza venceu. Hoje os aplausos são todos para você! Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.

A palestra com o Professor Jorge Neiman “Como manter a Auto Estima em tempos de Crise!”, nos remete a questão de “vivemos como queremos”, como o próprio Professor ressaltou a nossa anteninha capta a mensagem que nos mesmos enviamos, se pensamos coisas boas, vamos captar somente coisas boas, mas se ao contrário somos pessimistas, somente encontramos os defeitos dos outros, vamos captar coisas ruins. Outro referencia feita pelo Palestrante e acredito plenamente, que se as pessoas realizam 10 (dez) coisas boas e 01 (uma) ruim, os pessimistas que somente enxergam o lado negro da vida, vão nos referenciar pelo erro que cometemos e esquecem dos nove acertos que obtivemos. Então, com certeza a escolha de como vivemos e inteiramente nossa, vamos olhar o lado bom da vida, criticar faz bem, se a critica for construtiva, e for dita à pessoa que se está criticando, mas quando se comenta em grupos, com colegas, sem dúvida vai chegar até a pessoa interessada de outra maneira bem diferente, faz me lembrar daquela velha brincadeira de criança “telefone sem fio”.
Então vamos sorrir, abraçar é de graça, sem custo algum e faz muito bem tanto para quem recebe como para quem o transmite. E não devemos esquecer que tal atitude deve partir de alguém, ou seja, da pessoa que está ao nosso lado ou de nós mesmos.
Sejamos Felizes!!!!!
Ótimo Final de Semana a todos!!!

Parte 2 - Prof. Jorge Neiman - Como manter a Auto Estima em tempos de Cr...

Parte 1 - Prof.Jorge Neiman - Como manter a Auto Estima em tempos de Crise!

Palestra com o Professor Jorge Neiman, promovido pelo Centro Empresarial de Santiago.

Participamos ontem à noite no Auditório da Escola Medianeira da Palestra "Como manter a Auto Estima em tempos de Crise!". O Palestrante foi apontado no Jornal Correio Braziliense como "Um dos melhores Comunicadores do Brasil" e é autor de "A Arte de Viver em Paz" - 1º livro escrito sem a palavra "Não" - 7ª Edição.

A Palestra foi muito interessante, pois o Professor Jorge Neiman parte do principio que a vida tem que ser levada sempre com bom humor, sempre relembrando que quando nascemos não somos tímidos, não somos incapazes, tudo podemos, pois através do choro, ou seja, o meio que encontramos para nos comunicarmos com nossos pais principalmente com a mãe e conseguimos o que queremos, gritamos e somos ouvidos e com o passar dos anos vamos deixando de lado a criança que temos dentro de nós.

É preciso então, mudar seus padrões de pensamento, procurando nutrir seus pensamentos de coisas boas, ser alegre, ter espírito de criança.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"Como manter a Auto Estima em tempos de Crise"

O Centro Empresarial de Santiago promove hoje, a partir das oito e meia da noite a palestra – Como Manter a Auto-estima em tempo de crise, com o professor Jorge Neiman, considerado um dos melhores comunicadores do Pais. Ele é consultor associado ao Instituto Euvaldo Lodi de Brasília e treinado em gerenciamento empresarial , palestrante sobre desenvolvimento humano e apresentador de Rádio e TV. O investimento para a palestra é de R$ 10,00 e o evento acontece na Escola Medianeira.

Fonte: Rádio Santiago.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Justiça Federal determina imediata suspensão do Enem

A Justiça Federal do Ceará acatou liminar do Ministério Público Federal (MPF) e determinou a imediata suspensão do Enem 2010. A decisão vale para todo Brasil. A juíza da 7ª Vara Federal, Carla de Almeida Miranda Maia, acatou argumento do MPF, de que o erro da impressão das provas, que apresentava questões divididas entre o cabeçalho de Ciência e Natureza e de Ciências Humanas, levou prejuízo para os candidatos.

Para a juíza Carla de Almeida Miranda Maia, a disponibilização do requerimento aos estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema.

Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a decisão vem trazer segurança e estabilidade a todos que enfrentam essa comoção nacional. O fato de o diretor do Inep ter aventado realizar provas separadas para o mesmo concurso apenas confirma o total desconhecimento dos princípios que informam os concursos públicos, entre os quais a igualdade.

As provas aplicadas a 3,3 milhões de candidatos apresentaram diversos erros. Vinte e um mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões aplicadas nos sábado (6). Não se sabe ainda quantos candidatos foram prejudicados por esse problema, já que em cada local de aplicação há uma reserva técnica de 10% dos exames que permitiria a troca do material defeituoso. Para evitar cola, o Enem tem quatro versões de prova: amarelo, azul, rosa e branco. As questões são as mesmas, o que varia é a ordem. Em milhares de casos, por um erro no encarte, folhas do caderno de prova amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca. Com isso, estudantes se depararam com questões repetidas ou ausentes.

Também no sábado, a folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

A gráfica RR Donnelley Moore, responsável pela impressão dos cadernos do Enem, emitiu nesta segunda-feira uma nota sobre o caso.

Segundo o texto, a impressão dos cadernos foi realizada dentro de rigorosos controles e o erro encontrado representa apenas 0,003% das 10 milhões de provas impressas. A gráfica informou que houve falha em um dos lotes de produção, que continha 33 mil cadernos amarelos com problema de ordenação. Desse total, 21 mil cópias foram distribuídas. O comunicado explicita que os erros se encontram "dentro da normalidade".

A gráfica também indicou que a manutenção do sigilo do conteúdo impede a leitura do material já impresso. Isto obriga a RR Donnelley Moore a "elaborar critérios especiais de verificação da qualidade de impressão, sem que esse conteúdo seja devassado", de acordo com a nota.

Agência Brasil e Agência Estado

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ATENÇÃO!!! SERVIDORES!!!

Banda Larga Via Rádio SantiagoNet é o Serviço de Banda Larga da SantiagoNet, que possibilita acesso à Internet com transmissão de dados via rádio. Utilizadas em Residências, Empresas, Condomínios e outros. A grande vantagem desta conexão é que você não necessita de uma linha telefônica reduzindo assim seus custos.

PACOTE PROMOCIONAL PARA SERVIDORES MUNICIPAIS:

Durante os 5 (cinco) primeiros meses- R$ 100,00, sendo R$ 59,90- mensalidade e R$ 40,00- antena. Após os cinco meses R$ 59,90 (somente a mensalidade).

Nós Sindicato somos parceiros da SantiagoNet, os interessados deverão ir diretamente na SantiagoNet e assinar o contrato levando o contra cheque para comprovar que é Servidor Municipal.

Vá rapidinho!!

Não perca essa PROMOÇÃO!!!


Atenção!!! MULHERES!!!

BAILE DO TI.TI.TI

A Associação dos Funcionários Municipais de Santiago, (AFMS), convida as mulheres sócias e esposas de sócios e a comunidade em geral, para o Baile do Ti.Ti.Ti, à realizar-se no dia 27/11/2010, a partir das 22h 30 min.

Haverá várias atrações:

  • Sorteio de brindes
  • Coquetel
  • Desfile de modas

- MH MODA ÍNTIMA

- ANDRI SU Tricot e confecções,

Haverá segurança no local na ala externa da Entidade;

Os cartões encontram-se a venda na AFMS, no Sindicato dos Funcionários Municipais de Santiago, na MH moda intima e na loja Andri su Tricot e confecções, no valor de R$ 8,00 sócios e R$ 10,00 não sócios.

OBS.: O evento será somente para MULHERES.

Vamos Participar!!!

Não deixe para última hora!!

Adquira seu cartão!!


Por Iolanda Pavanelo - ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Quando falamos em atendimento ao público logo pensamos na classe dos Funcionários Públicos. Nossa "fama" é grande. Somos os testas de ferro desse assunto. Concordo que alguns merecem a fama que tem. Mas a maioria não.
Pois é, hoje, após uma consulta médica na cidade de Santiago, onde fomos muito bem atendidas, enquanto esperávamos o horário do ônibus para virmos embora, eu e uma amiga decidimos passar nosso tempo em algumas lojas, quem sabe até poderíamos ter comprado algumas "cositas", afinal o comércio em Santiago é bem mais amplo que em Nova Esperança do Sul. Só que voltamos de lá muito tristes com o atendimento nas lojas em que estivemos.
Numa primeira loja de calçados, chegamos e fomos abordadas pela vendedora, dissemos que queríamos olhar sandálias. Aí olhamos sandálias, do lado estavam os tênis, chinelos, bolsas, etc, mas que sufoco...Ave... a vendedora colou em nós, parecia que iria nos "peitar" de tão próxima! Queríamos olhar os produtos com calma, mas com alguém colado a você ficou complicado. Saímos....
Em outra loja olhamos na vitrine uma blusinha, entramos e logo a vendedora perguntou o que queríamos. Eu falei, aquela blusinha ali da vitrine, na cor branca. Ela perguntou: é para você? Respondi que sim e retornei a pergunta, tem? Eis a resposta: do teu tamanho não!!!!! Nossa, me senti uma legítima baleia que escapuliu do mar. Aí saímos, afinal a vendedora nem sequer perguntou se queríamos mais alguma coisa mesmo.
Depois fomos a uma "famosa" loja de tecidos e confecções, andamos, olhamos, percorremos toda a loja e aí....ufa... depois de uns 15 minutos lá dentro, fomos embora, NINGUÉM nos atendeu!!!!
Aí, debaixo daquele sol escaldante resolvemos ir até uma lacheria e tomar uma água geladinha. Nem sentamos, porque lá dentro estava pior do que na rua, estava mais quente e o único ventilador que tinha lá (não era ar condicionado), estava ventilando a operadora do caixa.
Será que não está na hora de mudar essa mentalidade e agir em prol dos clientes, do público que busca os produtos e/ou serviços ofertados nesse comércio?
Sei lá, talvez estivéssemos de "azar", pode ser que a maioria das lojas/empresas não tenham esse mesmo atendimento.
Mas uma coisa eu quero registrar: "E AINDA FALAM MAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS"!

Iolanda Pavanelo


É lamentável para nossa cidade esse tipo de situação, pois o fator preponderante para se conquistar um cliente é atendê-lo bem, pois quem é bem atendido sempre vai voltar, e o melhor, irá gastar! Pois para toda e qualquer empresa o maior patrimônio é indiscutivelmente, o cliente.

Quando não sou bem atendida em algum lugar, jamais regresso, além de não recomendá-lo. Todo consumidor tem direito a um tratamento digno e respeitoso. Atitudes como essa é como se estivessem convidando o cliente a se retirar e nunca mais retornar. Felizmente existem as exceções.

A única razão de existirem os mais derivados tipos de produtos, serviços, empresas, profissões e postos de trabalho em todo o mundo é a existência do cliente.

O Brasil é um país capitalista, capitalismo quer dizer empreendimento livre, empreendimento livre quer dizer competição, e competição quer dizer os melhores vencem, mas com uma equipe de profissionais bem treinados, desde o empresário até o mais simples funcionário.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Relator do Orçamento diz que indicará mínimo de R$ 540,00

O senador Gim Argello (PTB-DF), relator-geral do Orçamento federal, adiantou que indicará um valor de R$ 540 para o salário mínimo para o próximo ano, valor superior aos R$ 538,13 definidos pelo governo na proposta original. Ele deve apresentar o relatório preliminar na próxima semana. No entanto, o valor indicado pode subir dependendo das negociações com as centrais sindicais.

Argello deve se reunir com as principais lideranças do setor amanhã, em seu gabinete no Senado. Depois que o candidato derrotado à Presidência José Serra (PSDB) lançou a promessa de um salário mínimo no valor de R$ 600, os sindicalistas querem adotar esse valor como patamar mínimo para as negociações.

Na primeira entrevista coletiva concedida após a eleição, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), sinalizou que não pretende acolher a proposta de salário mínimo de R$ 600. Ela afirmou que prefere manter a fórmula atual, que leva em conta a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, mais o valor da inflação. Dessa forma, o salário mínimo deve alcançar valores acima de R$ 600 somente em 2012 e mais de R$ 700 a partir de 2014.

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso se reuniu hoje para votar o relatório de receita da Lei Orçamentária de 2011, de autoria do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). Se o relatório for aprovado, abrirá caminho para a próxima etapa de discussão do Orçamento federal, seguindo para Argello, que indicará o valor do salário mínimo para o próximo ano.

ANDREA JUBÉ VIANNA - Agência Estado

Uma Mulher na Presidência

O brasileiro está mais politizado, isso pode se ver nestas eleições, o povo não quer ver baixarias, boatos, mentiras deslavadas e difamação, querem ouvir propostas, metas. Mais uma vez a esperança venceu o medo, ou como ficou mais claro nesta campanha presidencial de 2010, a “verdade” venceu a mentira.

A eleição de Dilma, que já vem com a marca histórica de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil, deve seguir a consolidação dos programas do governo Lula. Apesar de o governo Lula ter pegado um país em situação muito diferente da que ele deixa para Dilma, mulher que auxiliou Lula consolidar a maioria dos projetos que inverteram a situação que era muito comum no país, ou seja, de não ser possível conciliar desenvolvimento econômico e distribuição de renda. Por isso, Dilma recebe um Brasil muito melhor, gerando mais empregos, com milhões e milhões de pessoas melhorando de vida, seja por sair da condição de miséria ou de ascender para a classe média.

Com os mais de 59,5 milhões de votos recebidos neste segundo turno, maioria no Senado e na Câmara Federal, Dilma tem condições de fazer um excelente governo, e com certeza o fará. Devemos acreditar na força da mulher, Dilma passou de perseguida política a Presidenta da República. Portanto, temos promessas de sol no horizonte, e de dias melhores, neste país tropical.