sexta-feira, 29 de abril de 2011

Parabéns mesmo atrasado a “nós mesmas”!!!!

No dia 23 de abril esteve aniversariando a Colega Elisete Cattelan e no dia 24 de abril a Colega Marisa Ourique, devido as correrias esquecemos de homenagear a nós mesmas e percebemos que nosso dia já passou mas mesmo assim queremos nos homenagear desejando a nós muitas felicidades e muitos anos de vida. Que a esperança e o sucesso sejam nossas metas, que a Paz e a alegria sejam nossas bandeiras de luta, para que assim possamos vencer todos os obstáculos do dia-a-dia.

PARABÉNS!!!!

A vida é feita de pequenos e grandes momentos, jamais devemos deixar as brincadeiras de lado, o nosso lado criança, pois com certeza assim envelheceremos.


terça-feira, 26 de abril de 2011

NÃO ao Desarmamento!!!

Mais um referendo! - Por Gil Cordeiro Dias Ferreira


Carta publicada ontem no Globo, escrita por um Amigo Oficial de Marinha.

Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias, até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos, prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que não lhe cabe desarmar cidadãos de bem.
Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:

Voto facultativo? SIM!

Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!

Reduzir pela metade os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!

Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e não por nepotismo? SIM!

Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM!

Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM!

Fidelidade partidária absoluta? SIM!

Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!

Ampliação do Ficha-limpa? SIM!

Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM!

Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público? SIM!

Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!

Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um terço? SIM!

Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM!

Voto em lista fechada? NÃO!

Financiamento público das campanhas? NÃO!

Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!


Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !!!!!!!!!!!

Reta final: 7 dicas para não perder tempo ao declarar o IR 2011

Por InfoMoney

SÃO PAULO – Quatro dias. Esse é o prazo que falta para o término da temporada da Declaração de Ajuste Anual do IR 2011. Como ocorre normalmente, uma boa parte dos contribuintes deixou para os últimos dias para cumprir com a obrigação fiscal, o que pode causar congestionamento no sistema da Receita.
Apesar da correria do final do prazo, quem ainda não acertou as contas com o leão deve “arregaçar as mangas” e tentar fazê-lo o mais rápido possível. A não prestação de contas pode acarretar diversos transtornos ao contribuinte, que fica em situação pendente na Receita e pode ter o CPF cancelado.
Para não perder mais tempo
Atenção a algumas dicas, que podem ajudá-lo a cumprir com essa obrigação e a evitar erros, que podem levar à retenção da declaração na malha da Receita.

1 – Separe todos os documentos necessários
– tenha em mãos informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas e hospitalares, recibos de educação, informações sobre dependentes, enfim, todos os documentos que devem ser informados na declaração. A falta deles pode atrasar ainda mais a prestação de contas.

2 – Cuidado ao preencher informações numéricas
– o programa NÃO considera o ponto como separador de centavos. Dessa forma, se, em qualquer campo de valor, for digitado 1234 ponto 56, será considerado R$ 123.456. Assim, use vírgula para separar os centavos.

3 – Confira se existem pendências antes de enviar o documento
– o próprio programa da Receita permite que você verifique se existem pendências, identificando erros e avisos que também podem ser corrigidos pelo programa. É importante fazer a verificação, pois os erros, por exemplo, são inconsistências graves que impedem a gravação do documento e o envio da declaração para a Receita.

4 – Procure enviar a declaração fora do horário comercial
- horários fora do expediente comercial e finais de semana são, tradicionalmente, mais tranquilos para o envio da declaração, já que a maioria dos contribuintes cumpre com a obrigação no horário de trabalho.

5 – Não deixe para os últimos dias
– a tendência é que, daqui para a frente, o número de declarações enviadas aumente diariamente. Segundo o supervisor do IR, os dois últimos dias devem ser os mais procurados pelos contribuintes.

6 – Atenção ao horário de entrega
– o contribuinte obrigado a entregar tem até as 23h59min59seg do dia 29 de abril para cumprir com a obrigação fiscal. Entregas com atraso estão sujeitas à multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar à máxima de 20% do imposto devido. Declarações entregues em disquete devem seguir o horário de expediente dos bancos (CEF e BB).

7 – Tenha um plano B
– todos estão sujeitos a um problema na internet; assim, tenha um plano B, caso fique impossibilitado de enviar a declaração pela rede.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

O que é a Hipertensão Arterial?

Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.

A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.

Por ser um grave problema na idade adulta é que a prevenção deve começar desde a infância. Irritabilidade, ganho de peso e crescimento inadequados, cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.

Tipos de hipertensão

Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza-se por não apresentar uma causa conhecida, enquanto na HA secundária já é possível identificar uma causa para a hipertensão, como por exemplo problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (feocromocitoma) e algumas doenças endocrinológicas.

Diagnóstico

O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses, ou com intervalo máximo de um ano. Assim é possível se diagnosticar a doença tão logo ela surja. A pressão considerada normal está abaixo de 13 por 8,5. A faixa de risco está entre 13 por 8,5 e 13,9 por 8,9. Hipertenso é todo indivíduo que tenha pressão igual ou acima de 14 por 9.

Prevenção

Como medida de prevenção, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.

A doença tem tratamento, mas não cura, o que acaba onerando, em muito, os gastos pessoais do doente e o investimento do serviço público de saúde.

Doença silenciosa, ela ocorre porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Essa elevação da pressão acaba causando danos à camada interna dos vasos, fazendo com que se tornem endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Isso pode levar a problemas sérios, como Angina e Infarto,"derrame cerebral" ou AVC, e a paralisação dos rins.

Fonte: hcnet.usp

sábado, 23 de abril de 2011

Ações na Justiça pedem cassação de 11 governadores

Mais de um terço dos governadores eleitos em outubro já têm os mandatos questionados na Justiça. Levantamento feito nos Tribunais Superior Eleitoral (TSE) e Regionais Eleitorais (TREs) mostra que 11 dos 27 chefes dos Executivos estaduais são acusados de condutas como abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita de sufrágio, termo jurídico pelo qual é conhecida a prática de compra de votos.

Se forem considerados culpados pela Justiça Eleitoral, esses governadores terão de deixar os cargos e ainda correm o risco de ficarem inelegíveis, por causa da Lei da Ficha Limpa. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido que essa norma não poderia barrar nenhuma candidatura na eleição passada, a lei está em vigor e crimes cometidos na campanha de 2010 podem transformar um político em ficha-suja.

Entre os governadores com mandato contestado estão os de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), do Acre, Tião Viana (PT), e do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). O chefe do Executivo de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), chegou ser cassado pelo TRE de seu Estado, mas em fevereiro conseguiu uma liminar no tribunal superior que garantiu a permanência no governo até o julgamento definitivo do recurso.

Além deles, enfrentam ações na Justiça Eleitoral mais sete governadores: Wilson Martins (PSB), do Piauí; Siqueira Campos (PSDB), do Tocantins; Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte; Omar Aziz (PMN), do Amazonas; Cid Gomes (PSB), do Ceará; Teotônio Vilela (PSDB), de Alagoas; Silval Barbosa (PMDB), de Mato Grosso.

Todos os 11 governadores, por meio de seus advogados, dizem nos processos que são inocentes, que não cometeram ilícitos eleitorais e que estão sendo perseguidos pelos adversários derrotados nas eleições. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estresse pode elevar em 70% possibilidade de afastamento por invalidez

Pesquisa mostra que o afastamento temporário pode acontecer em um prazo de até cinco anos


Zero Hora

O estresse está cada vez mais presente na vida das pessoas. A rotina do dia a dia, pressão no trabalho ou mesmo a falta de emprego, dívidas, trânsito, problemas em casa, filhos, enfim, todo esse turbilhão de fatores deixa o ser humano pelo menos uma vez no dia com o nível de estresse elevado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, em parceria com o Instituto Karolinska, na Suécia, situações leves de estresse podem elevar em até 70% as chances de alguém ser afastado do trabalho por invalidez em um prazo de até cinco anos.

A comprovação desse resultado veio de uma análise com 17 mil suecos com idades entre 18 e 64 anos, nos anos de 2002 a 2007. Durante esses cinco anos, 649 pessoas envolvidas com a pesquisa passaram a receber aposentadorias por invalidez. Além disso, desse total, vale ressaltar que 203 ficaram aposentados por problemas psicológicos e os demais por problemas físicos, todos ligados ao estresse.

Segundo a psicóloga Denise Marcon, o estresse pode comprometer a vida laboral dos trabalhadores e, com certeza, trazer sérias consequências para a saúde.

— O que o autor da pesquisa diz é algo que realmente precisa ser levado a sério por empresários e trabalhadores — ressalta a psicóloga.

Portanto, no contexto do mercado atual, quando o funcionário é exigido cada vez mais e se oferecem menos benefícios e horas de descanso e lazer, a tendência é que problemas com estresse aumentem e, consequentemente, os problemas de saúde.

PORTAL EDUCAÇÃO

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Parabéns Leila!

Hoje é aniversário de uma colega e amiga muito especial, nossa Colega Leila. Você que alegra nossos dias, que sabe a medida certa entre o profissionalismo e a amizade, que alavanca nossos resultados a cada dia...

Aniversário de um colega que tornou-se mais que uma companheira de trabalho: que é amiga, que ajuda, que sabe ouvir... Alguém que está sempre disposta a auxiliar nas tarefas alheias quando necessário e mesmo assim nunca deixa de cumprir as suas de maneira exemplar.
Por isso, Leila neste dia tão importante, queremos lhe desejar muitas coisas boas, pois você merece tudo de bom e grandioso que se possa desejar a um aniversariante.
Que hoje e sempre, você tenha muitas alegrias, paz, saúde, amor, prosperidade e tudo mais que possa vir a aspirar em sua vida.

Feliz Aniversário!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A importância dos princípios constitucionais no nosso dia-a-dia


As atividades desenvolvidas pela Administração Pública, devido sua especificidade, devem se pautar pela observância das normas legais, bem como pelos princípios que a norteiam.

Neste texto, vamos tratar acerca dos princípios constitucionais da Administração Pública, trazendo de forma bem sintética, o conceito de cada um.

Não se deve esquecer, que o dinheiro despendido pelos atos do administrador público, não lhe pertence, mas sim a toda sociedade.

Desta forma, o controle da legalidade e validade de seus atos, torna-se imprescindível e obrigatório. E neste sentido, ao Administrador cabe conhecer e aplicar os princípios que regem as relações públicas.

O art. 37, da Constituição Federal de 1988 dispõe que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esses Princípios Constitucionais devem ser seguidos pelos servidores e gestores públicos que são traduzidos da seguinte maneira:

Legalidade: também chamado de princípio do procedimento formal, é a conformidade dos atos e fatos com a lei, na consecução do interesse público. Só é permitido o que a Lei facultar;

Impessoalidade: na Administração Pública não há vontade pessoal, há apenas o condicionamento à norma legal. O Administrador Público age em defesa dos interesses públicos coletivos, e nunca em seu interesse pessoal ou de apenas alguns a quem pretenda favorecer. As relações da sociedade se dão com os órgãos, não com os servidores;

Moralidade: a moral administrativa exige a conformação do ato não só com a Lei, mas também com o interesse coletivo, inseparável da atividade administrativa, constituindo-se no pressuposto básico para a validade dos atos administrativos. Não se trata de moral comum, mas sim de uma moral jurídica. Ao legal, deve ser agregado o honesto e o conveniente aos interesses sociais e coletivos;

Publicidade: é o princípio que se reconhece a obrigatoriedade da transparência. Corresponde ao direito que tem os cidadãos de conhecer os atos e ações do gestor público;

Eficiência: é o mais moderno princípio. Foi inserido através da Emenda Constitucional nº 19/98. Consiste na imposição ao servidor público de desenvolver suas funções com competência e eficiência e não apenas dentro da legalidade, mas, também, apresentando resultado positivo de suas ações no atendimento ao cidadão.

Além destes princípios a Administração Pública deve atuar tendo em vista a eficácia, a racionalização, a presteza, a razoabilidade, a economicidade, a Probidade Administrativa (este princípio é obrigatório à ação do administrador público, vez que há normas éticas a acatar e reverenciar, sob pena de o administrador ser incompatibilizado para a função pública de que está investido).

*Augusto Dourado é especialista em RH

ATENÇÃO COLEGA SERVIDOR. JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O EDITAL PARA ELEIÇÕES DA CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07 de Abril - Dia do Jornalista

Nesta data tão importante, O DIA DO JORNALISTA, não poderíamos deixar de manifestar nosso sentimento de respeito à digníssima profissão.
Diariamente recebemos em nossos lares, em nosso trabalho, acesso à informação e a agilidade com a qual ela é passada, vocês têm se sacrificado para acompanhar o desenvolvimento da internet, que exige a atualização constante das informações repassadas à sociedade.

Parabéns queridos Jornalistas! Vocês são nossas vozes, nossas lágrimas, nossos sentimentos! É nas palavras ditas, postadas, digitadas, esquecidas ou escondidas que vocês falam por milhões de pessoas!
As notícias são de alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, elogios e críticas! É com muito orgulho que lembro do trabalho árduo e contínuo de cada um de vocês!

Em nome de nossa Diretoria, nossos associados, agradecemos pelo empenho, dedicação, imparcialidade, por cada gota de suor de vocês na luta diária por uma cidade e um Brasil melhor!!!

Neste dia tão importante não podemos deixar de lembrarmos e lamentar a perda de um profissional ímpar, Jorge Bittencourt, pois seu legado foi deixado nas páginas do Jornal A Folha, onde assinava, semanalmente, o editorial.


Um grande abraço a todos!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Previdência demitirá 120 servidores por fraudes

O Ministério da Previdência vai promover uma faxina e demitir pelo menos 120 servidores públicos por envolvimento em fraudes. As irregularidades estão relacionadas ao repasse de informações sigilosas a terceiros e inclusão de dados falsos no sistema para facilitar a liberação irregular de benefícios como pensão por morte, aposentadoria por tempo de serviço e salário-maternidade (pago a empregadas domésticas e contribuintes individuais na ocasião do parto).

Somente no ano passado, segundo estimativa feita pela Corregedoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as fraudes causaram um prejuízo de R$ 137 milhões aos cofres públicos. Esses golpes inflaram o déficit do INSS, que no ano passado chegou a R$ 44 bilhões.

Além de ter de investigar servidores envolvidos em fraudes, a Previdência tem outro problema: as brechas na legislação. No caso das pensões por morte, como não há restrição para liberação, um segurado pode iniciar o pagamento da contribuição pouco antes da morte e garantir aposentadoria vitalícia à esposa. Há casos em que foi efetuada a contribuição por apenas um mês.

“As fraudes são recorrentes com a ajuda de servidores. Existem situações que a contribuição do segurado acontece depois da morte”, explicou o consultor jurídico do ministério Luiz Fernando Bandeira de Mello. Outra “fraude legal” é a adoção de netos e outros parentes com até 18 anos por avós para garantir o recebimento da pensão.

No caso das irregularidades cometidas pelos 120 servidores públicos, o valor do rombo ainda está sendo calculado e os processos administrativos serão encaminhados para Advocacia-Geral da União (AGU) e Ministério Público da União para que seja efetuada a cobrança dos recursos liberados indevidamente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Atleta gay sofre com homofobia e clube aciona o STJD

Por Redação Yahoo! Brasil e GazetaPress

O caso de homofobia na Superliga Masculina de Vôlei, na última sexta-feira, promete mais capítulos durante a semana. Na partida entre Sada/Cruzeiro-MG e Vôlei Futuro-SP, realizada em Contagem (MG), o meio de rede Michael, da equipe paulista, sofreu com gritos de "bicha" da torcida adversária durante toda a partida, vencida pelos mineiros.

"Sou gay. Todo mundo aqui sabe quem eu sou. Eles me respeitam totalmente no time. Não só aqui, mas nos 10 anos em que joguei no São Bernardo. Todos os times me trataram bem. Já tinha acontecido casos isolados de algumas pessoas gritarem pelo clima do jogo. Mas nem escuto. Só que lá (em Contagem) foi um coro: senhoras, mulheres, crianças gritando, já em um clima preconceituoso mesmo. Realmente fiquei assustado com a situação e resolvi falar para que isso não acontece mais, não só comigo", disse o jogador ao site Globoesporte.com.

Além disso, o time de Araçatuba criticou o esquema de segurança da partida (chegando a citar um caso de alcoolismo), o repasse de ingressos ao time visitante, a lotação do ginásio e o número insuficiente de policiais.

De acordo com a nota divulgada pelo Vôlei Futuro, "a torcida do Sada Cruzeiro atuou de maneira feroz e preconceituosa, mostrando ódio, aversão e discriminação a um dos atletas do Vôlei Futuro, deixando claro o manifesto de homofobia dentro do Ginásio. O coro era de forma organizada, crianças, homens e mulheres se juntaram para cometer o tremendo desrespeito e discriminação com o atleta Michael".

No final do comunicado, a equipe do interior paulista confirmou ter enviado ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) e à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) um relatório com as ocorrências.

Poucas horas depois, o Cruzeiro, também de forma oficial, emitiu uma nota repudiando a "nítida manobra no sentido de intimidar a nossa equipe e nossa torcida no jogo de volta, em Araçatuba, no próximo sábado".

Além disso, a equipe celeste contra-atacou que os jogadores adversários (Como Mário Júnior, Vissotto e o próprio Michael) atenderam, ao final da partida, ao público local dando autógrafos, e que a parte destinada aos visitantes no ginásio foi atendida e, inclusive, escolhida por eles próprios. Por fim, avisou que acionará a Justiça caso haja algum ato de violência no segundo duelo.

"Adiantamos nesta oportunidade que a diretoria do Vôlei Futuro será responsabilizada e acionada nos competentes tribunais, caso haja algum ato de vandalismo contra a delegação do Sada/Cruzeiro, em virtude do clima que se pretende criar com tais denúncias infundadas. Desde já cumpre-nos informar que o departamento jurídico do Sada Cruzeiro já está trabalhando no sentido de tomar as devidas providências".

Apesar do clima de 'guerra', a segunda partida dos playoffs será realizada no próximo sábado em Araçatuba. Na primeira fase, o Cruzeiro - que terminou no terceiro posto - levou a melhor nos dois confrontos.