quarta-feira, 26 de maio de 2010

MOVIMENTO SINDICAL

A pauta do Movimento Sindical tem se tornado cada vez mais ampla e complexa. A partir dos anos 90, com a intensificação da globalização econômica e a adoção da chamada política de integração competitiva, a economia brasileira vem passando por um acelerado processo de reestruturação produtiva. A estabilização econômica, iniciada a partir da implantação do Plano Real, deu também nova configuração às reivindicações salariais e às negociações coletivas.
Atualmente, o sindicalismo brasileiro passa por um momento de renovação, onde não são mais aceitos pela sociedade terrorismos e radicalismos ideológicos que deturpam o verdadeiro pensamento do movimento sindical.
O sindicalismo hoje busca melhores condições de vida para a classe trabalhadora. Hoje temos emprego, salário, previdência, plano de saúde, e tantos outros direitos garantidos. Milhões de trabalhadores não têm. Amanhã quem garante que não estaremos sem emprego, vivendo na informalidade, sem salário, sem renda, sem direitos, sem futuro? E pensando nisso que nos organizamos em sindicatos
Os direitos que os trabalhadores têm, hoje, é fruto de muitas lutas, vindas desde o século XIX. Duros combates e mobilizações para melhorar a vida dos trabalhadores aconteceram, sendo que vários pagaram com a própria vida a luta por melhores condições de trabalho, muitas foram presas, torturadas, mortas em torno de uma bandeira de luta.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santiago, representa, desde a sua fundação, os interesses de todos os funcionários ligados à Prefeitura Municipal de Santiago, sempre buscando um ponto de equilíbrio entre o bom funcionamento da municipalidade e o bem-estar de seus colaboradores.
Fundado em 06 de maio de 1989, com o objetivo de defender os direitos e interesses, coletivos ou individuais, dos integrantes da categoria profissional representada, o sindicato insere-se no contexto do movimento sindical, na busca por condições dignas de trabalho.
Seu primeiro presidente foi o Sr. Ilton Vargas de Oliveira, no período de 1989 a 1992. No período de 1992 a 1995, foi presidente do Sindicato o Sr. Agostinho Ruivo Afonso. Em seguida, assumiu a Senhora Sueli Macedo para presidir o sindicato por duas gestões, de 1995 a 2001. Logo após, foi eleito Getúlio Bicca para a gestão 2001-2004. Por fim, assumiu o senhor José Jurandil Pacheco, para presidir o sindicato no período de 2004 a 2010, as duas últimas gestões. Atualmente em eleição realizada no dia 29 de março de 2010, foi eleita para dirigir a entidade no triênio 2010/2013, Marisa Ourique.
Nestes seus 21 anos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santiago trabalhou com o intuito de buscar melhores condições de trabalho para o funcionalismo público municipal.
Muitos foram os debates estabelecidos na defesa da nossa classe, acumulamos vitórias, e derrotas também, mas sempre buscando um diálogo aberto e franco, onde cada um defende suas posições na busca de um consenso para o bom funcionamento da nossa cidade.
Não é nada fácil representar, mas é necessário. Necessário receber críticas de acomodação ou afinidade com uma ou outra ideologia partidária. Não é nada fácil travar diálogos muitas vezes desfavorecidos de dados que nos enfraquecem nossos argumentos, assim como não é fácil conseguir uma opinião de consenso dentro de uma categoria tão diversificada como a nossa , com pessoas dos mais diferentes níveis sociais, com diferentes ambições, cabendo ao sindicato ser o elo aglutinador da opinião de vários para transformá-la numa só voz.
Estas dificuldades são o combustível da nossa luta. Para que serviria o movimento sindical se não houvessem objetivos a serem alcançados? Sempre é possível melhorar, e é nesta premissa que o sindicato norteia suas ações, sempre buscar o melhor para o trabalhador, de maneira responsável e saudável.
Vários benefícios que hoje possui o funcionalismo público municipal foram baseados em antigas reivindicações do funcionalismo, que foram ouvidas e levadas adiante pelo sindicato. Ainda há muito a fazer, temos novas demandas e anseios do funcionalismo, e trabalhar-se-á para que, juntamente com a Administração Municipal, sejam alcançados tais avanços.
Encerrando, valho-me das palavras de Marx "A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário