sábado, 17 de julho de 2010

Assédio Moral, escárnio à dignidade humana

Por Licio Antonio Malheiros

Uma das formas mais horrendas e aviltantes de agressão, praticada contra o ser humano, sem dúvida alguma é o Assédio Moral. Principalmente quando praticado de forma velada, não oferecendo ao agredido, oportunidade de defesa ou contestação, predominando neste caso o chamado nexo-casual.
A contextualização do Assédio moral ou violência, como comumente é conhecida, vem acontecendo com maior frequência em locais de trabalho. Este fenômeno não é novo, pode-se dizer que é tão antigo quanto o próprio trabalho, porém nos dias atuais a exacerbação deste ato insano e vergonhoso, vem ganhando proporções astronômicas.
Infelizmente esta prática tem sido uma constante, principalmente no mundo globalizado, que exige uma velocidade maior nos meios de produção. Com o desenvolvimento do capitalismo, as empresas passaram a investir mais em tecnologia de ponta, aliada a produção em grande escala.
Obviamente nem todas as pessoas conseguem executar trabalhos, com tamanha rapidez e qualidade, nesse momento, acontecem os casos mais comuns de Assédio moral, praticado principalmente por superiores, através da humilhação e algumas vezes a exposição ao ridículo, perante colegas, tornando desta forma mais aviltante ainda através da intimidação.
Como este ato imoral, é praticado principalmente contra pessoas humildes, as mesmas, com medo de perder seu trabalho, acabam, na maioria das vezes se calando e aceitando tal situação, como se fosse a coisa mais natural do mundo.
Esse tipo de violência pode causar no subordinado assediado problemas de saúde física e psíquica, a sutilidade na forma de agredir a pessoa é a mais variada possível. Porém na maioria das vezes acontece sutilmente, como exemplo: brincadeiras que desvalorizem e ridicularizem o profissional, ou comentários que colocam em xeque a capacidade profissional do subordinado. Comumente as mais perceptíveis são, agressões verbais, ameaça constante de demissão ou desvio de função, para o qual o funcionário foi contratado etc.
A forma mais nefasta e deprimente de Assédio moral, é aquele usado por superiores “os chefes”, quando estes mudam seu foco. Não contente, em apenas humilhar a pessoa, o agressor muda a vertente principal, e passa para Assédio Sexual. Este tipo de Assédio, é praticado em maior escala contra mulheres, as mesmas, por medo, muitas vezes acabam cedendo, se sujeitando a este ato insano e deprimente, sob todos os aspectos. Nesse momento a agredida, passa a ter todos seus direitos constitucionais vilipendiados, por um monstro travestido de “chefe”.
Não tenho vergonha em dizer, fui vitima de Assedio moral, praticado por um chefe há muito tempo atrás, no meu primeiro trabalho. Só não irei declinar o nome do mesmo, por questão de ética, e por ter acontecido há muito tempo atrás.
Aconteceu em uma Estatal, naquela época o superior o “chefe” era temido e visto como o dono da verdade e que Sá do mundo, portanto ninguém podia discordar de suas idéias e tarefas, por mais absurdas que fossem. Como eu era um tanto crítico, não aceitei as exposições e as tarefas esdrúxulas exigidas pelo mesmo, ai tem-se início o embate.
O “chefe” por sua vez, acredito ter sido aluno de Adolf Hitler ou coisa que o valha, quando ele chamava a sua mesa uma das nossas colegas, algumas chegavam a chorar, eram cenas horríveis, que nos deixava estarrecidos e perplexos, com tamanha desumanidade praticada por esse pseudo “chefe”.
Porém com os homens, ele abrandava um pouco, ainda assim era algo que chegava a dar náuseas, de tanta raiva que eu ficava diante das atitudes mesquinhas e infundadas desse senhor. Resumo da ópera, naquela época, era mais difícil reclamar principalmente de um “chefe”, tal ação redundaria em demissão. Mesmo assim, um belo dia esse senhor amanheceu de pá virado, me chamou a sua mesa e começou a dizer verdadeiros impropérios, não aguentei o chamei pra brigada, a sala toda ouviu, a partir daí ele passou a me respeitar.
Obviamente a minha atitude não foi correta, porém naquele momento não agüentei. Agora nos dias atuais, a abertura e a explicitação na mídia dos nossos direitos permitem que todas as pessoas, possam fazer valer seus direitos constitucionais, não se calando. Portanto, a denúncia ainda é o melhor caminho para evitar que fatos lastimáveis e imorais como estes voltem a acontecer. Denunciem sempre que se sentirem ofendidos ameaçados agredidos, em seus direitos, só assim iremos extirpar de vez esse câncer chamado Assédio.
Pare o mundo, quero descer.

*Licio Antonio Malheiros é Professor, Geógrafo e Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário