quinta-feira, 15 de julho de 2010


Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Hoje muito se fala em bullying – comportamento agressivo apresentado por grupos de alunos contra um ou mais colegas em situação de desigualdade. Esse tipo de situação se tornou alvo de um amplo trabalho realizado por vários profissionais tais como Professores, Psicólogos, foram criados alguns Projetos de Lei como do Vereador de Porto Alegre Mauro Zacher proponente do projeto que cria na rede escolar da Capital a política antibullying, no inicio deste ano o mesmo palestrou em Santiago para algumas escolas da rede municipal.

Esse tipo de comportamento ocorre mundialmente. Há casos tão graves que resultam até em suicídio por parte do aluno alvo ou em reação violenta, como já ocorreu nos EUA, onde alunos invadiram a escola atirando a esmo, como forma de resposta às humilhações.

O motivo do bullying é variado: um comportamento introspectivo, obesidade, um nome curioso, orelhas de abano, cabelos crespos, a cor da pele,...

Por isso achamos de extrema necessidade comentar sobre o referido assunto, fica um alerta porque muitos adultos se tornam violentos, cruéis, como mostram diariamente os jornais, tele jornais... matam sem piedade talvez um dos motivos seja esse foram humilhados ainda na infância.

O bullying não ocorre somente na escola, mas também no setor público no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário