segunda-feira, 12 de julho de 2010

ÉTICA PROFISSIONAL É COMPROMISSO SOCIAL

Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. Moral e ética são conceitos habitualmente empregados como sinônimos. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer regras para que a sociedade viva em harmonia, cria leis para que a sociedade se organize e respeite o espaço um do outro, é geralmente delimitado pelas fronteiras do Estado. A Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes, isso ocorre quando há uma desobediência civil. A Ética em si refere- se ao que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto. Por que nem sempre o que é bom para mim, é bom para o outro.
Quando optamos por uma profissão fazemos um juramento, que significa o comprometimento com a Ética Profissional, é a concordância voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício. É de extrema importância ter em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer como a generosidade, cooperação, não fazer somente o que lhe é imposto, mas buscar ir sempre além e um constante aprendizado e melhora. Independente da profissão que optamos por seguir é necessário estar sempre aberto e receptivo, além de tentar ser melhor a cada dia. Quando adquirimos essa consciência, contribuímos para a empregabilidade: a capacidade que você pode ter de ser um profissional que qualquer patrão gostaria de ter entre seus empregados, um efetivo colaborador. Isto é ser um profissional eticamente bom, os princípios éticos e morais são na verdade os pilares da construção de um profissional que representa o Direito Justo, distinguindo-se por seu talento e principalmente por sua moral. A ética profissional deve ser desempenhada com o máximo rigor, adotando-a antes mesmo de qualquer outro código, pois a moral juntamente com a ética deve ser cultivada para crescimento profissional e da instituição. Portanto, Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano, a Moral tem caráter obrigatório. Todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. A Ética e a Moral si completam, pois na ação humana, o conhecer e o agir são inseparáveis. Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem, deste modo, se formam numa mesma realidade.
Muitas vezes não é fácil ser Ético perante a sociedade, ela tenta nos “corromper”, busca recompensar nossos anseios materiais em troca de “favores”. No entanto como o próprio nome diz, vivemos em comunidade, e devemos buscar o bem comum a todos.
Podemos concluir que a ética disciplina o comportamento do homem, estabelece deveres para realização de valores, impõe normas consideradas obrigatórias pela sociedade. Este conjunto de normas morais deve orientar a conduta do indivíduo no ofício ou na profissão que ele escolhe para exercer. Assim, torna-se necessário mencionar que seja um profissional participante de uma atividade voluntária ou não, é necessário agir com o mesmo comprometimento que teria no mesmo exercício profissional se este fosse remunerado. Se a atividade é voluntária, foi sua opção realizá-la. Então, é eticamente adequado que a realize da mesma forma como faz tudo que é importante em sua vida, pois ser Ético é ser social.

Vanessa Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário