sexta-feira, 9 de julho de 2010

Reunião na Câmara de Vereadores sobre Cálculo Atuarial.

Na manhã desta sexta-feira, 09 de julho, participamos na Câmara de Vereadores de uma importante reunião para apresentação do Cálculo Atuarial, realizado pelo Sr. Darci Reali - Diretor do IEM - Instituto de Estudos Municipais que realiza o cálculo atuarial do Regime Próprio de Previdência - FAPS dos servidores públicos municipais.

O Cálculo atuarial (também conhecido como avaliação atuarial) é o cálculo que a Prefeitura realiza para descobrir quanto deverá gastar com os encargos previdenciários de seus servidores.
O cálculo atuarial toma por base a análise dos dados dos servidores efetivos e concursados, além dos inativos e pensionistas. A partir da análise dessas informações, seguindo as regras estabelecidas pela Lei 9.717/98 e outras normas legais, é que se saberá a quantidade de recursos necessários para manter o sistema previdenciário, o que inclui o pagamento de benefícios e encargos.
Um dos desafios mais relevantes em previdência complementar consiste na determinação dos fluxos de caixa das contribuições a receber de todos os participantes e dos benefícios a pagar para todos os beneficiários. Para a obtenção de previsões atuariais adequadas, deve-se levar em consideração um conjunto de características individuais de cada participante: sua idade, seu número de dependentes, seu salário, dentre outras. Através desses parâmetros, é possível estimar por quanto tempo este indivíduo permanecerá contribuindo para o plano (e com que montante), quando se aposentará, quando falecerá (situação que, em alguns planos, implica em pagamento de pensão aos seus dependentes), e por quanto tempo seus dependentes receberão pensão.

A reunião foi de suma importância, pois nos colocou a par , do quanto a Prefeitura investirá nos próximos anos no FAPS e o valor máximo que cada servidor poderá contribuir.

Servidores Participantes Sistema - 1.171
Servidores Ativos - Quadro Geral - 615
Servidores Ativos - Professores - 319
Inativos - 201
Pensionistas - 51
Pensionistas Temporários - 04
Servidores Homens - 337
Servidores Mulheres - 593
Idade média Servidores Ativos - 42 anos
Idade média Inativos - 66anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário